"Truth Goggles": já conhece a checagem de notícias e textos em tempo real?

Por Redação | 20 de Julho de 2012 às 18h05

Dan Schultz é um estudante de apenas 24 anos que cursa pós-graduação no famoso Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele também é o criador de um projeto que tem tirado algumas noites de sono de jornalistas e políticos, o

Truth Goggles

.

O sistema desenvolvido por Schultz permite que leitores de sites de notícias possam checar a veracidade das declarações de políticos, empresários ou alguma outra personalidade pública através de uma verificação feita por meio do site PolitiFact em tempo real.

O PolitiFact é um site do St. Petersburg Times que ajuda a encontrar a verdade ou identificar a mentira nos discursos políticos por meio da análise e deliberação de diversos profissionais. Eles cruzam informações já ditas pelo político em questão em diversos outros discursos e analisa a discrepância das informações.

Truth Goggles

Segundo o Observatório da Imprensa, o projeto Truth Goggles foi divulgado em novembro do ano passado e analisado de cabo a rabo pelos maiores interessados no assunto: profissionais com carreiras diretamente ligadas à credibilidade mediante o público. No ínicio o sistema de Schultz teve vários problemas que com o passar do tempo - e financiamentos de diversas instituições - foram resolvidos.

Por enquanto, apenas alguns sites disponibilizam o acesso ao Truth Goggles, que ainda está em uma versão beta, apenas para teste. A base de pesquisa ainda precisa aumentar muito, mas já é o suficiente para que diversas pessoas sintam que sua credibilidade pode ser abalada com os resultados das buscas no sistema.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.