"Truth Goggles": já conhece a checagem de notícias e textos em tempo real?

Por Redação | 20 de Julho de 2012 às 18h05

Dan Schultz é um estudante de apenas 24 anos que cursa pós-graduação no famoso Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele também é o criador de um projeto que tem tirado algumas noites de sono de jornalistas e políticos, o

Truth Goggles

.

O sistema desenvolvido por Schultz permite que leitores de sites de notícias possam checar a veracidade das declarações de políticos, empresários ou alguma outra personalidade pública através de uma verificação feita por meio do site PolitiFact em tempo real.

O PolitiFact é um site do St. Petersburg Times que ajuda a encontrar a verdade ou identificar a mentira nos discursos políticos por meio da análise e deliberação de diversos profissionais. Eles cruzam informações já ditas pelo político em questão em diversos outros discursos e analisa a discrepância das informações.

Truth Goggles

Segundo o Observatório da Imprensa, o projeto Truth Goggles foi divulgado em novembro do ano passado e analisado de cabo a rabo pelos maiores interessados no assunto: profissionais com carreiras diretamente ligadas à credibilidade mediante o público. No ínicio o sistema de Schultz teve vários problemas que com o passar do tempo - e financiamentos de diversas instituições - foram resolvidos.

Por enquanto, apenas alguns sites disponibilizam o acesso ao Truth Goggles, que ainda está em uma versão beta, apenas para teste. A base de pesquisa ainda precisa aumentar muito, mas já é o suficiente para que diversas pessoas sintam que sua credibilidade pode ser abalada com os resultados das buscas no sistema.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.