Transmitir afazeres do cotidiano e ser pago por isso é a nova mania da internet

Por Redação | 23 de Março de 2015 às 08h07

Dormir, conversar, sair para comprar coisas na rua, comer. Enfim, fazer coisas cotidianas e ser pago para transmiti-las ao vivo é a nova mania da internet lançada pelo YouNow, uma plataforma de streaming online da vida de anônimos. O serviço está disponível desde 2012 e agora é que começa a se popularizar pela web.

Lançado em setembro de 2012, o YouNow não conseguiu números muito expressivos em seu primeiro ano e meio de vida. Ficou jogado às traças até maio do ano passado, quando, de repente, teve uma explosão e atingiu a marca de 10 milhões de visitantes mensais. Quatro meses depois, superou a casa dos 100 milhões de acessos mensais.

Agora, o serviço está se popularizando a uma velocidade impressionante e já transmite mais de 35 mil horas de vídeo ao vivo e movimenta mais de um milhão de dólares em "gorjetas digitais" dos internautas que acompanham a vida de anônimos mensalmente. Ao que parece, o streaming de vídeos de anônimos e celebridades de "baixo porte" está em alta e os serviços e aplicativos dedicados a essa tendência têm se multiplicado neste ano. No recente festival South by Southwest (SXSW), local onde nasceram algumas das inovações tecnológicas mais populares até hoje, como o Twitter e o Meerkat, as plataformas do tipo foram um dos destaques.

O próprio Twitter tem planos de lançar seu serviço de streaming ao vivo online, com o suporte de uma empresa que acabou de adquirir, a Periscope. "A razão (pelo qual o crescimento do interesse sobre o streaming ao vivo online aumentou) foi o crescimento do iOS e do Android", disse Emmet Shear, CEO do serviço de streaming online de vídeos com partidas de games Twitch.

Emmet pode falar com propriedade porque, além da bem-sucedida plataforma Twitch, ele também teve uma fracassada tentativa semelhante no passado, com a Justin.TV. "Smartphones fornecem todas as peças críticas para que esses novos serviços funcionem. Eles podem distribuir o conteúdo via loja digital de aplicativos, monetizar o negócio com a venda de adições aos apps, têm incrível qualidade de vídeo por meio de câmeras e microfones e se conectam de qualquer lugar com o uso da internet móvel", complementou o executivo. O crescimento das redes sociais também teria ajudado a amplificar o poder do serviço, incluindo a associação a produtos de consumo.

You Now

O YouNow já começa a ter uma experiência característica. Os comentários sobre os vídeos exibidos são postados em velocidade vertiginosa. É comum ver os "streamers" se esforçando bastante para tentar dar cabo a tanta interação em tempo real. Os usuários podem enviar presentes digitais, como adesivos, corações, cerveja, entre outras coisas. Isso custa moedas, que você pode ganhar a cada nova interação no serviço.

O público também pode oferecer itens premium, que custam dinheiro real. Uma "gorjeta virtual" de US$ 0,99, por exemplo, pode arrancar um sorriso, um agradecimento nominal ou até mesmo uma interação mais íntima, mas nada sexual. Por enquanto, a companhia não compartilha a receita de seus usuários ou mesmo a sua, contudo admite que o YouNow fica com uma parcela do que vai para os streamers.

A base de usuários do YouNow é, em sua maioria, adolescentes, que costumam postar suas atividades diárias, seja ficar no sofá comentando programas de TV, passeando pelas ruas da cidade ou apenas no quarto tocando violão e cantando suas músicas favoritas. Isso, segundo os analistas, é o que vem alavancando o crescimento da plataforma no iOS: ao invés de apostar em celebridades e subcelebridade, como o Meerkat, o YouNow se conecta mais facilmente com os jovens seguidores anônimos.

Para evitar problemas com o conteúdo inadequado, o YouNow bloqueia cuidadosamente qualquer material contendo nudez ou sexo. Ainda assim, há transmissões sugestivas, que não chegam ao erotismo, mas podem levar a assuntos relacionados. Por isso mesmo há alguma resistência sobre o funcionamento do app, que deve incrementar suas políticas de privacidade com o passar do tempo e do feedback de usuários e críticos.

Via The Verge

Fonte: http://www.theverge.com/2015/3/20/8257141/younow-app-live-streaming-meerkat-amateur-video

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.