Teste sua conexão: serviços permitem medir velocidade de conexão à internet

Por Redação | 04 de Novembro de 2014 às 12h27

No último sábado (01), entrou em vigor uma nova decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que determina que os provedores de internet devem dar aos clientes uma média de 80% da velocidade contratada. Anteriormente, a agência exigia média de 70%.

Com a mudança, a quantia mínima que deve ser oferecida também muda e agora deve ser de 40% da velocidade contratada, frente aos 30% exigidos antes. Mas como saber se a determinação está sendo cumprida pelas operadoras?

Há vários serviços gratuitos que permitem que o usuário teste e veja qual sua velocidade de conexão à internet e, caso perceba que o valor estipulado pela agência não está sendo entregue, ele poderá fazer uma denúncia.

EAQ

EAQ é a sigla para Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga, um serviço oficial criado pela Anatel em 2011 para realizar a medição da velocidade. O serviço é um dos mais completos oferecidos, com medição de rede pra banda larga fixa e móvel, além da opção de aplicativo para iOS e Android.

RJnet

Criado em 2006, o provedor RJnet é um dos mais antigos que oferecem serviço de mediação de velocidade. Bastante popular entre os usuários, ele já foi usado mais de 343 milhões de vezes. Um ponto negativo da opção é que ela contém uma página poluída com excesso de propagandas.

Speed Test Copel

A Copel, empresa de energia e telecomunicações do Paraná, oferece um serviço de medição no seu site, o Speed Test. Sem propagandas, a alternativa ainda oferece dicas ao usuário para realizar o teste da melhor forma possível, como fechar programas e interromper atualizações na hora da medição.

Speed Test Ookla

A Ookla foi criada pela mesma empresa que desenvolveu o Speed Test e tem como diferencial uma visualização mais completa dos resultados, como local, número de endereço IP, provedor e hospedeiro. O serviço ainda permite que o usuário compare a própria velocidade com a média global. Assim como o RJnet, o site tem muita publicidade.

Medidor de Velocidade

O objetivo desse site é ser simples e oferecer ao usuário o resultado em segundos e sem grande dificuldade. O site é mais clean e mostra a origem do servidor usado. Além disso, ele solicita que programas sejam fechados antes de iniciar a medição.

Simet Web

O Simet Web é um serviço independente oferecido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Entre suas vantagens está a possibilidade de salvar o teste após o término. Possui aplicativo para iOS e Android.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/anatel-muda-regra-de-velocidade-da-internet-veja-como-medir,eee98565a7679410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.