Teste sua conexão: serviços permitem medir velocidade de conexão à internet

Por Redação | 04.11.2014 às 12:27

No último sábado (01), entrou em vigor uma nova decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que determina que os provedores de internet devem dar aos clientes uma média de 80% da velocidade contratada. Anteriormente, a agência exigia média de 70%.

Com a mudança, a quantia mínima que deve ser oferecida também muda e agora deve ser de 40% da velocidade contratada, frente aos 30% exigidos antes. Mas como saber se a determinação está sendo cumprida pelas operadoras?

Há vários serviços gratuitos que permitem que o usuário teste e veja qual sua velocidade de conexão à internet e, caso perceba que o valor estipulado pela agência não está sendo entregue, ele poderá fazer uma denúncia.

EAQ

EAQ é a sigla para Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga, um serviço oficial criado pela Anatel em 2011 para realizar a medição da velocidade. O serviço é um dos mais completos oferecidos, com medição de rede pra banda larga fixa e móvel, além da opção de aplicativo para iOS e Android.

RJnet

Criado em 2006, o provedor RJnet é um dos mais antigos que oferecem serviço de mediação de velocidade. Bastante popular entre os usuários, ele já foi usado mais de 343 milhões de vezes. Um ponto negativo da opção é que ela contém uma página poluída com excesso de propagandas.

Speed Test Copel

A Copel, empresa de energia e telecomunicações do Paraná, oferece um serviço de medição no seu site, o Speed Test. Sem propagandas, a alternativa ainda oferece dicas ao usuário para realizar o teste da melhor forma possível, como fechar programas e interromper atualizações na hora da medição.

Speed Test Ookla

A Ookla foi criada pela mesma empresa que desenvolveu o Speed Test e tem como diferencial uma visualização mais completa dos resultados, como local, número de endereço IP, provedor e hospedeiro. O serviço ainda permite que o usuário compare a própria velocidade com a média global. Assim como o RJnet, o site tem muita publicidade.

Medidor de Velocidade

O objetivo desse site é ser simples e oferecer ao usuário o resultado em segundos e sem grande dificuldade. O site é mais clean e mostra a origem do servidor usado. Além disso, ele solicita que programas sejam fechados antes de iniciar a medição.

Simet Web

O Simet Web é um serviço independente oferecido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Entre suas vantagens está a possibilidade de salvar o teste após o término. Possui aplicativo para iOS e Android.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/anatel-muda-regra-de-velocidade-da-internet-veja-como-medir,eee98565a7679410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html