Publicidade

Telefónica oferecerá dados adicionais a clientes que assistirem publicidade

Por| 04 de Março de 2015 às 08h20

Link copiado!

Telefónica oferecerá dados adicionais a clientes que assistirem publicidade
Telefónica oferecerá dados adicionais a clientes que assistirem publicidade

Você assistiria anúncios ou participaria de pesquisas de opinião para ganhar banda adicional no seu pacote de dados móveis? A Telefónica acredita que sim e, durante a Mobile World Congress 2015, revelou futuros planos para um sistema que premiará os usuários em um verdadeiro esquema de patrocínio.

A inspiração, claro, são os jogos free-to-play para celulares ou redes sociais, por exemplo, que funcionam com base nesse tipo de sistema e premiam usuários com itens ou vantagens caso eles se mostrem dispostos a participar. No caso, a iniciativa da Telefónica seria aplicada às contas de celular de cada usuário, sejam eles clientes pré ou pós-pagos. Tudo, claro, mediante um cadastro anterior.

Em entrevista à revista Marketing, o diretor de publicidade da multinacional, Daniel Rosen, não deu mais detalhes sobre o projeto, mas disse que ele começará a funcionar muito em breve em um território não revelado. Outra grande inspiração é uma dinâmica já em funcionamento pelas mãos de algumas operadoras de telefonia da Europa, que trocam mensagens de texto gratuitas pela aceitação de recebimento de ofertas pelo celular.

Desde já, porém, Rosen explica as vantagens do sistema e os grandes beneficiados, aqui, devem ser os clientes de mercados emergentes, onde o preço da banda larga móvel ainda é cara. Ou, então, aquele usuário que se viu, repentinamente, com sua franquia de dados esgotada e precisa de mais um pouco de acesso, mas não está disposto a pagar os altos preços para contratar um novo pacote.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, a ideia é aplicar a iniciativa não apenas em mercados emergentes, onde o custo pelo acesso é mais alto, mas também em territórios amplamente desenvolvidos. Além disso, o executivo descarta a hipótese de aumento nos valores das assinaturas por conta da oferta, uma vez que os ganhos reduzidos por meio da promoção podem mais do que serem compensados por acordos de publicidade ou disponibilização de seu público para a realização de pesquisas.

No Brasil, a Telefónica é a responsável pela operação da Vivo, uma das grandes empresas de telefonia móvel do país. Ou seja, essa possibilidade pode muito bem dar as caras por aqui. Além disso, a empresa também opera a Movistar e a O2 na Europa, outras marcas que também poderão servir como plataformas de lançamento do novo sistema.