TRF altera verbete de Dilma na Wikipédia e indica que presidente sai este ano

Por Redação | 11 de Março de 2015 às 11h48

A página da presidente Dilma Rousseff na Wikipédia foi alterada nesta terça-feira (10) com a informação de que a chefe de estado brasileira deixaria o posto máximo da República ao final do ano de 2015. A alteração trazia ainda a informação de que Dilma seria substituída pelo seu vice, Michel Temer.

De acordo com o Brasil WikiEdits, grupo que monitora alterações realizadas na enciclopédia digital, a mudança foi feita a partir de um computador de um órgão judiciário federal. Acreditou-se inicialmente que, pelo IP, a máquina estaria localizada no Supremo Tribunal Federal (STF), mas depois o perfil corrigiu a informação e revelou que o computador faz parte da rede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), ambos localizados em Brasília.

“A edição do verbete 'Dilma Rousseff' foi erroneamente apontada como vindo a partir da rede do STF. O IP que efetuou a alteração já foi parte da rede do STF no passado, mas hoje pertence ao TRF da 1ª Região”, revela o Brasil WikiEdits no Twitter.

A alteração na Wikipédia foi posteriormente desfeita.

Enciclopédia livre

A Wikipédia é uma enciclopédia digital abastecida por pessoas espalhadas ao redor do mundo, o que significa que qualquer pessoa pode adicionar ou remover informações de lá — e os desenvolvedores da ferramenta têm criado recursos para evitar atos de vandalismo ou incorreções dentro do site. Provavelmente, foi um desses mecanismos que desfez a alteração indevida no perfil da presidente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.