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Como saber se estou recebendo a velocidade de internet contratada

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 16 de Fevereiro de 2022 às 10h10

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Unsplash/ Frederik Lipfert
Unsplash/ Frederik Lipfert

Afinal, como saber se estou recebendo a velocidade de internet contratada? A principal saída é realizar um teste de velocidade pela Web. Todo o processo leva menos de um minuto e, ao final, o usuário obtém a velocidade de download e upload, a taxa de latência e outras informações relevantes.

Como você pode imaginar, existem inúmeros sites e aplicativos que oferecem esse serviço. Nesta matéria, citaremos duas opções: o Speedtest e a ferramenta do Google (em parceira com o Measurement Lab).

Ambos são gratuitos e possuem uma interface simples e intuitiva. Além disso, com essas soluções, o usuário pode realizar o teste pelo computador ou ainda pelo celular.

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Com saber a velocidade da internet pelo PC

1. Para usar o Speedtest (Windows l macOS l Chrome), baixe o programa no seu PC ou acesse-o pelo navegador. Na tela inicial, clique no botão “Iniciar” e em alguns segundos, você verá o resultado;

2. Caso queira testar a ferramenta do Google, acesse o buscador e pesquise por “teste de velocidade de internet”. Antes de qualquer resultado, você verá a ferramenta. Para iniciar a análise, clique no comando “Executar teste de velocidade”.

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Como saber a velocidade da internet pelo celular

1. Acesse o Speedtest (Android l iOS l Web) pelo app ou pelo navegador do celular. Para saber se está recebendo a velocidade de internet contratada, clique em “Iniciar”. Os resultados, então, serão exibidos na sequência;

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2. Para usar o teste de velocidade do Google, entre no buscador e pesquise pela ferramenta. Em seguida, clique no comando em destaque e aguarde para ver o desempenho da sua rede.

Se você não tem familiaridade com os termos exibidos na análise, aqui vai um pequeno glossário para te ajudar:

  • Velocidade de download: é o tempo necessário para que informações sejam transferidas para você (como ao baixar arquivos e carregar páginas na Web). Essa velocidade é medida em megabits por segundo (Mbps);

  • Velocidade de upload: é a velocidade de transferência de dados provenientes de você (como ao postar fotos na rede social). Esse número também é medido em Mbps;

  • Latência (ou Ping): mede a velocidade com que você recebe uma resposta do servidor. Quanto menor o tempo de resposta, melhor será a sua experiência em para apps em tempo real, como videochamadas e jogos online. A latência é medida em milissegundos (ms).
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Para ter mais precisão, realize o teste em um aparelho que esteja conectado à rede via cabo, não pelo WiFi. Ainda assim, é provável que a velocidade da sua internet seja inferior à contratada, já que podem haver algumas perdas no processo (se, por exemplo, o seu roteador não suportar a velocidade).

Além disso, é importante que você saiba que, por lei, as operadoras devem entregar pelo menos 80% da taxa de transmissão média. Sobre isso, a Anatel afirma que a velocidade não pode ser inferior a 40% da contratada em nenhum momento. Nesse caso, o consumidor pode oficializar a reclamação na agência reguladora ou no Procon e buscar outras medidas cabíveis.