Serviço de hospedagem de sites do Google fica fora do ar nesta sexta-feira (26)

Por Redação | 26.10.2012 às 16:21

Diversas companhias reclamaram nesta sexta-feira (26) de que o serviço de hospedagem de sites do Google, o Google App Engine, estava sofrendo problemas e, automaticamente, comprometendo o desempenho de outras empresas como Hootsuite, Instagram, Evernote, SlideShare, Orkut entre outros.

Os problemas no serviço do Google não deixaram todos esses serviços completamente fora do ar, mas afetaram o desempenho de seus aplicativos e sites. A empresa de Mountain View tomou conhecimento dos problemas logo pela manhã, afirmando que os usuários encontrariam lentidão nos serviços e que seus engenheiros já estavam trabalhando para resolver o caso. Porém, o Google App Engine continua enfrentando problemas e lentidão nesta tarde.

Apesar de não ter relação direta com o Google App Engine, a plataforma de blogs Tumblr também iniciou a manhã desta sexta-feira (26) enfrentando sérios problemas e, até agora, permanece fora do ar. "O serviço está temporariamente indisponível. Nossos engenheiros estão trabalhando rapidamente para resolver o problema", afirma a página inicial.

O serviço reconheceu que estava enfrentando problemas através de seu perfil oficial no Twitter, afirmando que "estamos enfrentando carregamento lento ou erros intermitentes em determinadas páginas e estamos trabalhando para restaurar rapidamente o desempenho".

Tumblr fora do ar

Reprodução: Ubergizmo

Pouco antes da hora do almoço, a empresa informou que localizou o problema na sua rede com um de seus provedores de uplink e que pretende voltar com o serviço o mais rápido possível. No entanto, o problema que afeta os milhões de usuários do Tumblr ao redor do mundo ainda persiste e não há previsão para o retorno de suas atividades normais.

Internet Traffic Report

Reprodução: CNET

Outro serviço que apresentou problemas hoje (26) foi o Dropbox, ferramenta de armazenamento de arquivos e dados na nuvem. Ainda não se sabe se as falhas apresentadas nos sites e serviços estão correlacionadas, mas o Internet Traffic Report divulgou um gráfico com a espantosa queda de tráfego na internet nesta sexta-feira.