Série do CGI.br traz material inédito em português sobre governança da Internet

Por Redação | 07 de Janeiro de 2015 às 13h41

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) está disponibilizando para download uma nova série de publicações que pretende abordar temas relacionados à governança da Internet. As novas edições têm como objetivo editar e publicar documentos, estudos e debates sobre a Internet, trazendo ao público do país um material inédito em língua portuguesa, além de fomentar a pesquisa e o debate sobre os temas propostos na série.

O material foi nomeado de Cadernos CGI.br e vai conter três grupos temáticos publicados: referências, estudos e debates. Para Hartmut Glaser, Diretor do NIC.br de Assessoria ao CGI.br, a série vai disponibilizar mais do que documentos de referência para pesquisadores e para o público em geral. “Além de traduzir para o português importantes produções internacionais, desejamos igualmente promover estudos e publicar ensaios e artigos de produção nacional”, destacou.

A primeira publicação da série faz parte do grupo “Referências” e tem como conteúdo os quatro documentos resultantes da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), que completa 10 anos em 2015. Essa é a primeira vez que os textos da Cúpula são traduzidos oficialmente para a língua portuguesa. “Esperamos que a série favoreça os debates e estudos por todo e qualquer interessado no aprofundamento de um modelo democrático, multissetorial e colaborativo da governança da Internet”, ressalta Carlinhos Cecconi, gerente da Assessoria Técnica do CGI.br e responsável pela coleção.

O segundo livro que deve ser publicado como parte do conjunto “Referências” da coleção será uma coletânea com as versões em sete idiomas da “Declaração Multissetorial do NETmundial”. O material tem previsão para ser lançado ainda no início deste ano. No primeiro semestre de 2015, o CGI.br ainda pretende lançar o primeiro volume da série “Estudos”, com o título “Combate ao spam na Internet no Brasil: histórico e reflexões sobre o combate ao spam e a gerência da porta 25 coordenados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil”.

O PDF da primeira publicação do Caderno CGI.br nomeado “Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação” está disponível para download no site do CGI.br.

O Comitê ainda vai lançar os mesmos títulos, em breve, no formado ePub, para leitores de livros digitais.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.