Série do CGI.br traz material inédito em português sobre governança da Internet

Por Redação | 07 de Janeiro de 2015 às 13h41

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) está disponibilizando para download uma nova série de publicações que pretende abordar temas relacionados à governança da Internet. As novas edições têm como objetivo editar e publicar documentos, estudos e debates sobre a Internet, trazendo ao público do país um material inédito em língua portuguesa, além de fomentar a pesquisa e o debate sobre os temas propostos na série.

O material foi nomeado de Cadernos CGI.br e vai conter três grupos temáticos publicados: referências, estudos e debates. Para Hartmut Glaser, Diretor do NIC.br de Assessoria ao CGI.br, a série vai disponibilizar mais do que documentos de referência para pesquisadores e para o público em geral. “Além de traduzir para o português importantes produções internacionais, desejamos igualmente promover estudos e publicar ensaios e artigos de produção nacional”, destacou.

A primeira publicação da série faz parte do grupo “Referências” e tem como conteúdo os quatro documentos resultantes da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), que completa 10 anos em 2015. Essa é a primeira vez que os textos da Cúpula são traduzidos oficialmente para a língua portuguesa. “Esperamos que a série favoreça os debates e estudos por todo e qualquer interessado no aprofundamento de um modelo democrático, multissetorial e colaborativo da governança da Internet”, ressalta Carlinhos Cecconi, gerente da Assessoria Técnica do CGI.br e responsável pela coleção.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

O segundo livro que deve ser publicado como parte do conjunto “Referências” da coleção será uma coletânea com as versões em sete idiomas da “Declaração Multissetorial do NETmundial”. O material tem previsão para ser lançado ainda no início deste ano. No primeiro semestre de 2015, o CGI.br ainda pretende lançar o primeiro volume da série “Estudos”, com o título “Combate ao spam na Internet no Brasil: histórico e reflexões sobre o combate ao spam e a gerência da porta 25 coordenados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil”.

O PDF da primeira publicação do Caderno CGI.br nomeado “Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação” está disponível para download no site do CGI.br.

O Comitê ainda vai lançar os mesmos títulos, em breve, no formado ePub, para leitores de livros digitais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.