Será que a Wikipedia já está "completa"?

Por Redação | 05.11.2012 às 12:00

Quando buscamos por algum assunto no Google, as chances da Wikipedia aparecer entre os primeiros resultados é imensa. Por se tratar de um site colaborativo, qualquer pessoa pode inserir informações sobre assuntos que acha pertinente e que tem algum conhecimento.

Este conteúdo livre é publicado em dezenas de línguas diferentes, e é muito material sobre uma infinidade de assuntos variados. Para se ter uma ideia, existem mais de quatro milhões de artigos escritos em inglês, sem contar os demais idiomas. Mas será que um dia a Wikipedia vai reunir 100% das informações mundiais?

Segundo um artigo escrito pelo historiador e colaborador da Wikipedia, Richard Jensen, o número de contribuições para o acervo do site está diminuindo. O documento se chama 'Military History on the Electronic Frontier: Wikipedia Fights the War of 1812', e ele aborda especificamente a evolução na edição de uma página da Wikipedia, relacionada à Guerra de 1812.

"A maioria dos principais artigos na Wikipedia foram escritos em 2006 e 2007, e tem obtido relativamente pouca atenção dos editores desde então. A temporada mais movimentada foi no verão de 2006, quando 2 mil novos artigos apareciam a cada dia", diz um trecho do artigo de Jensen.

Mas e se o declínio no engajamento dos editores tiver pouco a ver com a cultura ou o design do site? E se, em vez disso, exista apenas menos coisas para os novos colaboradores acrescentarem? "Há mais e mais leitores da Wikipedia, mas eles têm menos e menos novidades a acrescentar", completa Jensen em seu artigo.

Wikipedia com menos edições

Hoje, o objeto de estudo de Jensen (página sobre a Guerra de 1812) tem mais leitores do que em 2008, mas o número de edições no texto caiu vertiginosamente, de 256 para apenas 28 por mês. A razão, Jensen acredita, é que o artigo já teve tantas edições que simplesmente não há muito o que fazer agora.

Pode parecer impossível que uma enciclopédia como essa seja concluída com todos os assuntos existentes, mas pelo menos os principais artigos sobre temas como as grandes guerras, importantes figuras históricas e conceitos científicos, já estão bem preenchidos na Wikipedia (em inglês).

Já que as pessoas não estão mais se empenhando tanto em editar artigos no site, qual seria o próximo passo ideal para a Wikipedia se manter viva? Segundo a NBC News, a Wikimedia Foundation parece estar centrada na usabilidade e em novas funcionalidades para o site, que não mudou muito nos últimos anos.