'Se tiver uma ideia, ponha em prática', afirma o jovem milionário dos apps

Por Redação | 30.03.2013 às 09:40 - atualizado em 31.03.2013 às 14:34

O jovem inglês Nick D'Aloisio, 17 anos, é o mais novo milionário do mundo da tecnologia depois de vender seu aplicativo móvel de leitura de notícias, o Summly, por US$ 30 milhões (R$ 60 milhões) ao Yahoo!. E durante entrevista exclusiva à agência de notícias Reuters, o adolescente dá um conselho para quem deseja empreender: "se tiver uma ideia, ponha em prática".

"Se você tem uma boa ideia, ou acredita que haja uma lacuna no mercado, aja logo e lance seu produto, porque existem investidores em todo o mundo em busca de empresas para investir", ressalta D'Aloisio. O Summly, por exemplo, conta com apoiadores de grande nome como Yoko Ono e Rupert Murdoch, o magnata das comunicações.

Os termos do acordo de compra do Summly, após apenas quatro meses do seu lançamento para iPhone, não foram revelados pelo jovem empreendedor. Nick D'Aloisio irá se tornar o mais jovem funcionário do Yahoo! e afirmou que pretende investir o dinheiro que irá receber da venda do seu aplicativo móvel, claro, com a ajuda de seus pais já que ainda é menor de idade e não pode ter acesso legal ao montante total da venda.

Nick D'Aloisio

Nick D'Aloisio, criador do Summly (Reprodução: The Guardian)

Ainda durante a entrevista, D'Aloisio ressaltou o apoio que recebeu de sua família e da escola onde estuda, já que teve o direito a uma licença para tratar do seu negócio. Há dois anos, o jovem teve a ideia de criar o seu aplicativo enquanto estudava para uma prova de História, e desenvolveu o protótipo da aplicação que resume textos noticiosos para um pedaço de texto que pode ser facilmente lido em telas pequenas, como é o caso dos smartphones.

A real motivação para criar o aplicativo surgiu de suas buscas frustradas no Google e em páginas na internet pelas informações necessárias que precisava para estudar para sua prova. A primeira versão do aplicativo, chamada de Trimit, utilizava um algoritmo para resumir uma notícia em até 400 caracteres e chamou a atenção da firma de investimentos Horizon Ventures. Com isso, outras celebridades se interessaram pelo projeto e começaram a investir na aplicação, como os atores Ashton Kutcher e Stephen Fry.