Saiba como recuperar CDs e DVDs riscados

Por Bruna Rasmussen

O grande problema de mídias como CDs e DVDs é sua fragilidade. Afinal, quem nunca perdeu arquivos importantes devido a riscos que inviabilizavam a leitura do disco? Contudo, às vezes os riscos têm solução. Aprenda algumas medidas simples – e outras mais radicais – que podem tornar a leitura de CDs e DVDs riscados possível.

1. Removendo as marcas

Se você está tendo dificuldades para fazer a leitura de um disco, o primeiro passo a ser tomado é a limpeza simples da mídia. Para isso, tenha em mãos um pano macio de microfibra (como aqueles de limpar óculos). A intenção é se livrar de marcas de dedo e gordura decorrentes do manuseio do disco. De leve, passe o pano do centro da mídia para fora até que toda a sujeira seja removida.

2. Banho no disco

Se os erros de leitura continuam acontecendo, outra medida válida é lavá-lo com água. Sim, coloque a mídia debaixo da torneira (a água deve estar em temperatura ambiente) e utilize os dedos para remover a sujeira. Caso isso não esteja resolvendo o seu problema, apelar para um detergente neutro também é possível. Entretanto, mantenha produtos químicos mais fortes e álcool longe do seu CD ou DVD.

3. Última tentativa

Um dos métodos caseiros de recuperação de mídias mais difundido na web é utilizar pasta de dentes com bicarbonato de sódio para fazer um leve polimento no disco. Vale mencionar que este procedimento só é indicado em últimos casos e que não é possível dar garantias de que irá funcionar.

Para quem quiser usá-lo, é preciso escolher uma pasta de dente que não seja em gel e que não tenha micropartículas – apenas utilize uma pasta branca comum. Espalhe a pasta apenas na área que está riscada e inicie um polimento com a ajuda de um pano macio, sempre do centro para fora e não em movimentos circulares. Feito isso, realize o procedimento de lavar e secar a mídia.

O polimento simples remove uma camada de plástico do disco, tornando os riscos mais superficiais e permitindo a leitura dos arquivos gravados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.