Saiba como mudar o editor de textos do Joomla

Por Renato Pinheiro

Nem sempre fazer a formatação de um texto é uma tarefa simples. Isso porque algumas ferramentas importantes e que muitos já estão acostumados estão ausentes na versão padrão do editor de textos do Joomla. Mas você sabia que dá para trocá-lo de maneira fácil e rápida?

Procure pelo seu editor de texto preferido ou o que melhor atende as suas necessidades e, após concluir o processo de download e instalação, clique em System > Global Configuration. Depois procure pelo campo Default Editor.

Alterando o editor de textos do Joomla

Se você possui algum conhecimento em linguagem de programação e deseja utilizar um código próprio dentro do Joomla, talvez você prefira a opção None (nenhum), ou melhor, o CodeMirror. Esse editor de texto realça as linhas de código com diversas cores, assim como muitos editores WYSIWYG que se vê por aí, como o Dreamweaver ou Notepad++ por exemplo.

Agora se para você o editor básico já não é o suficiente, talvez você precise instalar um componente chamado JCE. Para utilizá-lo, primeiro faça o download (lembre-se de escolher o componente de acordo com a versão do Joomla instalado), depois acesse o menu Extensions > Extension Manager. Na aba lateral escolha opção Install e depois Upload Package File. Agora localize o arquivo zipado que você acabou de baixar e clique em Upload & Install.

Alterando o editor de textos do Joomla

Confirmada a instalação, repita os passos 1 e 2, dessa vez escolhendo o editor de texto JCE. A partir de agora, esta será sua tela de edição de textos no Joomla:

Alterando o editor de textos do Joomla