Recorde: internet inteira tem 10 petabytes de informação. Sabe o que é isso?

Por Redação | 29 de Outubro de 2012 às 19h24
photo_camera New Jersey Institute of Technology

O Internet Archive anunciou, em um evento realizado no dia 25 de outubro, que seus registros totais de dados hospedados na web alcançaram a marca de 10 petabytes. Saiu no TechRadar.

Para entender como funciona: os mantenedores do Internet Archive colecionam partes ou fragmentos de dados de vários websites espalhados pelo mundo que eles consideram importantes e os armazenam para serem parcialmente visualizados em seu website oficial, num repostório chamado The Wayback Machine. Desde 1996, o Internet Archive permite que pesquisadores, historiadores, acadêmicos, pessoas com deficiência e o público em geral tenham acesso a coleções históricas que existem em seus arquivos em formato digital.

Enquanto o marco de 10 petabytes ainda não signifique tanto assim para muita gente (o Facebook anunciou que armazenou no mínimo 100 petabytes só de imagens e vídeos em seus servidores), ainda é um número valiosíssimo e bastante significativo para o desenvolvimento da comunicação moderna.

O passado da Internet

Na quinta-feira passada (25), a organização comemorou a ocasião com uma pequena reunião, em que a equipe compartilhou as novidades a respeito da disponibilização de um banco de 80 terabytes de dados a pesquisadores. Estes dados, em particular, representam o equivalente a mais de dois bilhões de URLs referentes ao ano de 2011.

O Wayback Machine também arquiva bilhões de outros websites do final da década de 90 até o início dos anos 2000. Em parceria com a Biblioteca do Congresso norte-americano e com o Smithsonian, o Internet Archive espera "evitar que a Internet e outros materiais digitais desapareçam no passado".

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.