Futurologista afirma ser difícil ensinar linguagem humana a computadores

Por Redação | 14.01.2013 às 08:25

O inventor e futurologista Ray Kurzweil foi contratado pelo Google no final do ano passado para atuar como diretor de engenharia e cuidar de "alguns dos principais problemas da ciência da computação", incluindo as capacidades de aprendizagem e processamento de linguagem por máquinas.

Kurzweil afirmou em uma entrevista ao site Singularity Hub que ensinar linguagem humana para computadores não é só o desafio mais difícil atualmente, mas também o mais relevante. "O projeto que pretendemos fazer é focado na compreensão da linguagem natural", informou o inventor. "Queremos dar aos computadores a capacidade de entender a língua que eles estão lendo ou ouvindo". O atual diretor de engenharia do Google afirmou que o projeto é ambicioso, mas que não há nada mais importante para entender a inteligência do que recriá-la.

Ray Kurzweil

Reprodução: CNET

"Imagino que daqui a alguns anos, a maioria das buscas serão respondidas sem você realmente estar perguntando", prevê Ray Kurzweil. "As máquinas saberão que determinada resposta é aquilo que você quer ver". Os resultados da pesquisa em inteligência artificial de Kurzweil devem ser empregados nos próprios mecanismos do Google, em um futuro.

Confira abaixo a entrevista completa, em inglês, de Ray Kurzweil: