Ray Dolby, criador do Dolby System, morre aos 80 anos

Por Redação | 13 de Setembro de 2013 às 15h38

O visionário e fundador da Dolby Laboratories, Ray Dolby, morreu na última quinta-feira (12) em São Francisco, Califórnia. O criador da tecnologia "surround" faleceu aos 80 anos, e há algum tempo convivia com a doença de Alzheimer e com um diagnóstico de leucemia aguda recém-descoberto.

"Hoje perdemos um amigo, um mentor e um verdadeiro visionário", disse Kevin Yeaman, presidente de Dolby Laboratories, por meio de um comunicado.

Considerado um pioneiro no campo de tecnologia de áudio, ele será lembrado como o homem que tirou o chiado das gravações de som. A Dolby Laboratories, fundada em 1965, rendeu ao empresário uma fortuna estimada em US$ 2,4 bilhões. Sua obra, que revolucionou a experiência imersiva do som de cinema, estreou com o clássico "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, em 1971 e amadureceu em "Star Wars" e "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" em 1977.

Dolby

Ray Dolby,criador do Dolby System Imagem: Reprodução / Dolby Laboratories)

Ao longo dos anos, Dolby ganhou 50 patentes, dois Oscars, vários Emmys e um Grammy. Ele entrou pela primeira vez na lista dos bilionários em 2005, quando abriu o capital da Dolby Laboratories. As receitas da empresa no ano passado foram de mais de US$ 900 milhões.

Com sua morte, Dagmar, esposa de Dolby, assume a sua fortuna e seu lugar na lista Forbes 400. O casal tem dois filhos, Tom e David. "Embora ele fosse um engenheiro de coração, as conquistas do meu pai na tecnologia surgiram de uma paixão pela música e pelas artes", disse Tom Dolby, que é cineasta e romancista.

Apesar de tantas conquistas, Dolby nunca foi visto como um homem arrogante. "Meu pai era um homem atencioso, paciente e amoroso, determinado a sempre fazer a coisa certa no mundo dos negócios, na filantropia, e como marido e pai", disse o outro filho, David Dolby. "Ele fará muita falta, mas o seu legado de inovação vai viver".

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.