Projeto de ciências: garota de 12 anos cria foguete e manda boneca para o espaço

Por Redação | 07 de Fevereiro de 2013 às 08h35

Lauren Rojas é uma garota de 12 anos que cursa a sétima série em uma escola na Califórnia, Estados Unidos. Ela resolveu inovar no seu projeto de ciências desse ano: criou um foguete e enviou uma boneca para o espaço.

Ela se inspirou em um comercial de televisão onde um balão foi lançado ao espaço, e pensou: por que não fazer o mesmo? Segundo informações do Scientific American, ela contou com a ajuda do seu pai e de um balão meteorológico da empresa 'High Altitude Science', além de um altímetro, termômetro, rastreador via satélite e uma série de câmeras.

A Hello Kitty, boneca escolhida por Lauren para ganhar o espaço, atingiu 28 km de altitude, e quando chegou à estratosfera, onde o ar é bem rarefeito, o balão estourou. A queda da boneca e seu foguete de volta à Terra também foi registrada pelas câmeras, e a garota e seu pai tiveram que andar 75 km para buscá-la em meio às árvores onde caiu.

Não foi divulgada a nota da garota no projeto escolar, mas o vídeo rendeu belíssimas imagens. O projeto também é uma ilustração fantástica de quão acessível o ambiente espacial se tornou.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!