Projeto de Wi-Fi grátis em São Paulo pode ser abandonado

Por Redação | 21 de Junho de 2013 às 17h30

Poucos meses depois de anunciar ainda no primeiro semestre de 2013 que iria criar 120 áreas de acesso Wi-Fi grátis na cidade de São Paulo, a Prefeitura cogita adiar ou até mesmo cancelar o projeto devido a decisão de manter a tarifa do ônibus em R$ 3.

Na época do anúncio do projeto, em meados de fevereiro, o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, disse que Vale do Anhangabaú e bairros periféricos, como Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista, na zona leste, também seriam uns dos primeiros a receber a versão de testes do Wi-Fi gratuito, também com a Avenida Paulista.

De acordo com informações divulgadas pela revista Info, a redução de R$ 0,20 na tarifa que estava em vigor na cidade vai atrapalhar os planos da prefeitura, já que os especialistas consideram o projeto do Wi-Fi gratuito caro. Durante esta semana, o prefeito Haddad explicou que, sem o reajuste das passagens, a prefeitura precisaria destinar uma verba maior de seu orçamento para subsidiar o transporte público, algo que afetaria outras áreas.

A Secretaria de Serviços da Prefeitura e a Prodam iniciaram uma consulta pública em maio, para definir o edital de contratação das empresas para oferecer o serviço de Internet sem fio, e a ideia era começar a implantação em outubro.

Vale ressaltar que a decisão de abandonar o projeto de Wi-Fi gratuito ainda não é definitiva, e que a prefeitura alega estar buscando outras formas de subsidiar o transporte público na cidade sem o aumento da tarifa. O prefeito Haddad tentou a diminuição em impostos federais que incidem sobre o custo de pneus e diesel, mas teve seu pedido negado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.