Principais provedores americanos estreiam sistema de combate à pirataria

Por Redação | 26 de Fevereiro de 2013 às 15h14

Cinco dos principais provedores de internet dos Estados Unidos (Verizon, ComCast, AT&T, Cablevision e Time Warner) anunciaram nesta segunda-feira (25) que todos os seus usuários receberão alertas em caso de compartilhamento de arquivos protegidos por direitos autorais. O sistema foi batizado de Copyright Alert System (CAS - Sistema de Alerta de Direitos Autorais, em tradução livre).

Os usuários de serviços como, por exemplo, o uTorrent, poderão receber um alerta do sistema assim que realizarem o download de algum conteúdo protegido. O sistema visa alertar os internautas sobre os riscos e as consequências do consumo de arquivos piratas. Quem irá realizar o monitoramento sobre os conteúdos compartilhados serão gravadoras, canais de televisão, produtores de cinema e estúdios que deverão repassar esses dados para o sistema criado pelos provedores.

Os provedores, por sua vez, serão responsáveis por enviar um e-mail para o usuário que for detectado compartilhando conteúdo ilegal, e caso ele se negue a retirar o arquivo do ar, o CAS enviará ao usuário documentos educativos sobre a prática da pirataria. E se mesmo assim ele se recusar a deletar o conteúdo, os provedores poderão reduzir a velocidade da sua internet banda larga.

Além de educar e conscientizar os internautas, o projeto colaborativo planeja promover e se tornar peça importante na discussão de outros termos sobre segurança e pirataria na internet. Confira abaixo um vídeo demonstrativo, em inglês, do CAS:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!