Primeiro website completa 20 anos e volta ao ar — mas cai logo em seguida

Por Redação | 30 de Abril de 2013 às 17h18

Dia 30 de abril de 1993: há exatos vinte anos, o primeiro website dava as caras na internet. Foi quando o CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear) abriu as portas do mundo para a World Wide Web e, para comemorar, lançou também sua primeira webpage, ainda simplória, com design bem rudimentar.

Desde 1989, uma equipe liderada por Tim Berners-Lee trabalhava duro para colocar no ar a primeira página da web. E para comemorar o marco de 20 anos, a página foi relançada — mas sofreu instabilidades na manhã desta terça-feira (30) e caiu logo em seguida. Saiu na NBC News.

cern

Reprodução / Canaltech

A página trazia um documento assinado por oficiais do CERN e seu relançamento faz parte do projeto "First Website", idealizado por engenheiros do centro de pesquisa. A intenção é transformar a URL em um museu. "Queremos fazer com que o http://info.cern.ch/ — o primeiro endereço da web — sirva como um destino que reflita a história dos primórdios da web, em benefício de gerações futuras", escreveu Dan Noyes, web manager do CERN.

Muita coisa mudou desde aquela época em que Berners-Lee sentia-se obrigado a dar uma pausa em qualquer assunto relacionado à rede mundial de computadores para explicar o termo "navegador". Mas o que a equipe do CERN não poderia imaginar era que aquele seria o berço para grandes serviços da atualidade, como Netflix, Facebook, Amazon e o próprio Google. E hoje, já tem chairman dizendo que, dentro de 20 anos, todo ser humano conseguirá se conectar à Internet. Será?

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.