Por que alguns sites são mais lentos do que os outros?

Por Redação

Há uma série de fatores que podem fazer com que algumas páginas da web sejam mais rápidas do que outras. Porém, a maioria dessas variáveis está completamente fora do nosso controle. Mesmo como isso em mente, é interessante entender alguns destes fatores.

Em primeiro lugar, conforme ressalta o pessoal da PCWorld, a própria página pode ser o motivo da lentidão no carregamento. Imagens demoram mais tempo para serem baixadas do que textos, e imagens grandes demoram ainda mais tempo do que as pequenas.

Uma página bem escrita – estamos falando sobre código e não sobre textos – demora menos tempo para carregar do que uma mal escrita. E ainda existe o servidor por trás dessa página, que está em algum lugar do mundo. Se o seu computador costuma ficar mais lento quando você está executando muitos programas, o mesmo acontece com um servidor. Além disso, a velocidade de consulta aos bancos de dados é outro gargalo em potencial, especialmente se nos depararmos com um servidor lento ou sobrecarregado.

Mas o que você pode fazer em relação a isso? Não muito. Se a maioria das páginas demorar a carregar, é provável que a sua conexão com a Internet esteja realmente ruim. Mas se apenas uma página específica demorar uma eternidade para carregar, cancele e tente novamente. E se isso também falhar, tente outra vez mais tarde, quem sabe o servidor estará menos carregado.

Saiba mais: Como lidar com uma conexão lenta à Internet em 10 passos

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.