Plataforma de Big Data faz mapeamento da Internet brasileira

Por Redação | 31 de Janeiro de 2014 às 11h30

O acesso a 3,5 milhões de sites brasileiros e a análise de 2,5 petabytes de informação resultaram em um novo mapeamento da Internet nacional. O estudo, conduzido pela BigData Corp, revelou alguns dados interessantes sobre o estado atual da web e a penetração de ferramentas e redes sociais entre os administradores.

De acordo com as informações presentes na pesquisa, o Brasil conta hoje com 2,2 milhões de endereços web ativos, dos 3,5 milhões pesquisados. Desse total, pelo menos metade é composta por redirecionadores, que levam os usuários a outras páginas ou serviços, agindo apenas como uma porta de entrada.

O segmento de comércio eletrônico, mais especificamente, representa 16% da base da internet brasileira, mas pelo menos 40% dos sites nacionais de e-commerce estão registrados fora do país. Entre as páginas comuns, porém, essa proporção é de 20%.

As redes sociais também são presença constante nas páginas brasileiras e, como já era de se esperar, é o Facebook quem domina aqui. O serviço está integrado a mais de metade dos sites nacionais, com o Twitter em segundo lugar, presente em 48% deles. A surpresa da pesquisa foi o Orkut, que ainda aparece com números significativos e 17% de presença.

Para realizar o trabalho diário de acesso, catalogação e análise dos sites, foram usados mais de mil servidores. Em comunicado à imprensa, o CEO da BigData Corp., Thoran Rodrigues, afirmou que a pesquisa surgiu justamente da dúvida sobre o total de sites brasileiros que trabalham com o e-commerce. Com o tempo, porém, o Big Data permitiu também que fosse feita uma análise de todo o escopo da internet brasileira.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.