Pinterest lança pesquisa guiada na web

Por Redação | 12 de Junho de 2014 às 14h42

O Pinterest apresentou um novo design para a pesquisa de imagens em seu site utilizando um projeto com sugestões visuais para o usuário encontrar mais precisamente o que deseja na plataforma. Mesmo com o refinamento na procura por imagens feito nos últimos anos, a área ainda apresenta algumas restrições, o que o Pinterest tenta solucionar com sua inovação. A ideia segue o conceito de “pesquisa guiada” apresentado inicialmente apenas para o mundo mobile, como divulgou a empresa em abril. No entanto, o mesmo conceito agora é aplicado também na busca na web, de acordo com informações do GigaOm.

Com a pesquisa guiada, o usuário diminui o número de termos necessários para realizar suas buscas, não sendo mais precisas grandes descrições para a pesquisa por um determinado item. Um exemplo é o termo “bolo”: logo abaixo do campo de pesquisa os usuários irão receber uma lista de rolagem contendo termos relacionados para seu refinamento, como “receita”, “chocolate” e “casamento”, por exemplo.

Entre as mudanças na busca do Pinterest está uma barra de pesquisa com um conceito de “front and center for speedier finds”, que concentra no centro da busca os itens mais procurados. Mesmo que uma das ênfases da plataforma ainda seja a navegação avulsa pelo site, para explorar e buscar inspiração no seu banco de dados, a maior precisão do serviço de busca é certamente uma das prioridades da empresa – um dos exemplos é a recente contratação de dois ex-funcionários da Apple para atuarem na área de expansão e design.

O Pinterest irá lançar seu novo sistema de busca inicialmente para usuários da língua inglesa nas próximas semanas e, posteriormente, deve aumentar a pesquisa guiada na web para outras línguas.

O vídeo abaixo, disponibilizado pelo Pinterest, deixa mais claro como irá funcionar a pesquisa guiada pela web. Confira!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.