Pesquisa: quase metade dos brasileiros prefere se informar pela internet

Por Redação | 10 de Abril de 2014 às 11h53
photo_camera Blog Dani Tecnológica

Aprovado na última semana, o Marco Civil da Internet marca um ponto importante na história da web brasileira. E não apenas para regular os direitos do cidadão no mundo digital, mas também porque o governo fialmente está prestando atenção e percebendo que os brasileiros estão usando esse veículo cada vez mais para se comunicar e informar. Prova disso é uma pesquisa recente feita pelo Ibope, que constatou que 47% dos brasileiros optam pela internet como forma preferencial de ter acesso a notícias.

De acordo com a revista Exame, o percentual é maior do que a média mundial, que é de 45%. A pesquisa faz parte do estudo global "O que motiva os consumidores do mundo", do Target Group Index. Ao todo, foram entrevistadas mais de 200 mil pessoas em 70 países de quatro continentes. Aqui no Brasil, a pesquisa entrevistou 20 mil usuários nas regiões metropolitanas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo e concluiu que o Brasil é mesmo um país de internet

No começo de março deste ano, o Ibope havia divulgado um outro estudo que constatou que o brasileiro já passa mais tempo acessando sites na web do que vendo televisão - em média, 3h39 contra 3h29, respectivamente, de segunda à sexta-feira. Aos sábados e domingos essa diferença é um pouco maior, quando os brasileiros passam aproximadamente 3h43 conectados contra 3h32 em frente à TV.

Por outro lado, quando se analisa a penetração dos meios de comunicação, a TV ainda domina com folga. Enquanto apenas 3% dos usuários afirmam nunca assistir televisão, 53% dizem não ter o hábito de acessar a web todos os dias.

A entidade também divulgou, em março, um conjunto de dados sobre o consumo de vídeo on demand através de plataformas de entretenimento, como a Netflix. Segundo a pesquisa, o impacto desses serviços é de apenas 4% nas regiões metropolitanas do país, mas que 67% dos usuários acessam os conteúdos pela internet, contra 49% por serviços de TV por assinatura.

Um dos principais motivos que tem elevado a utilização da internet no Brasil é a oferta de internet móvel 3G em dispositivos móveis. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atualmente existem ceca de 95 milhões de tablets e smartphones conectados no país pela internet de terceira geração, que alcança 3.473 municípios brasileiros. O 2G ainda é predominante, estando presente em todas as regiões do país.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!