Pesquisa: idosos acessam internet em casa mais do que jovens

Por Redação | 25.11.2013 às 19:15
photo_camera Divulgação

Se os jovens dominam o acesso à internet nos dispositivos móveis, pelos computadores (desktop ou notebook) quem mandam são os idosos. É o que revela a pesquisa NetView, da Nielsen IBOPE, divulgada na última sexta-feira (22), que mostra como as novas tecnologias, aos poucos, estão invadindo o dia a dia da terceira idade. Saiu no G1.

Segundo dados do estudo, só em outubro, usuários entre 55 e 64 anos passaram cerca de 53 horas e 12 minutos conectados ao computador, realizando pelo menos 48 acessos ao mês – em agosto, o mesmo grupo passou uma média de 43 horas e 45 minutos navegando de casa pela web. A média dos jovens entre 12 e 17 anos no mesmo período alcançou 30 horas e 30 minutos, com aproximadamente 30 acessos mensais.

"Há uma grande mudança na estrutura da internet brasileira, tanto em relação às redes sociais, que não são mais restritas aos jovens, como à entrada da classe C, que ampliou a presença de computadores conectados em casa", disse José Calazans, analista de internet do Nilesen IBOPE. "O perfil do usuário de internet mudou bastante. Algum jovem chegou em casa, viu que o avô estava no computador e procurou navegar de outra forma".

Os sites mais acessados pelos idosos brasileiros seguem a seguinte ordem: ferramentas de busca, redes sociais, sites de vídeos, portais, blogs, serviços de e-mail e páginas de notícias.

É preciso considerar que, além dos idosos permanecerem um tempo maior em casa, na teoria, também possuem mais dificuldade de manusear aparelhos tecnológicos. De acordo com dados do Target Group Index, do IBOPE Media, 52% das pessoas entre 65 e 75 anos ainda afirmam que se confundem com os computadores. No entanto, dessa mesma porcentagem, 28% já sabem atualizar as configurações da máquina por conta própria.

A faixa etária dos 55 a 65 anos representa 8,1% dos 46,7 milhões de internautas que preferem utilizar a internet pelo PC residencial, enquanto 11,8% desse total são adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. Considerando a web em casa e no trabalho, os adultos de 25 a 34 anos representam 25,2% do total de internautas brasileiros, concentrando 80 horas e 40 minutos de acesso mensal na frente do computador.

O tempo de uso do computador pelo internauta brasileiro, seja no trabalho ou em casa, aumentou 5% em outubro, chegando a 60 horas e 18 minutos. No domicílio, o número de usuários ativos em outubro foi de 46,7 milhões, 1,2% a menos sobre o mês anterior e um aumento de 7,8% sobre outubro de 2012.