Pegadinha mostra que usuários comprariam qualquer coisa com o logotipo da Apple
Por Caio Carvalho | 25 de Julho de 2014 às 09h25
Sempre que a Apple está perto de anunciar um novo produto, milhões de usuários e toda a imprensa ficam naquela expectativa sobre qual iGadget chegará para revolucionar (ou não) o mercado. Um desses dispositivos que tem sido alvo de rumores nos últimos dois anos é o iWatch, um relógio inteligente que, na opinião de muita gente, irá mudar a forma como interagimos com nossos aparelhos vestíveis.
Mas até que ponto os chamados "Applemaníacos" estão ansiosos na esperança de saber como será esse suposto smartwatch? Foi o que o apresentador norte-americano Jimmy Kimmel resolveu descobrir. A equipe do programa dele foi até a famosa Calçada da Fama, em Hollywood, nos Estados Unidos, para tentar convencer um grupo de pessoas de que um antigo relógio da fabricante Casio que custa US$ 20 é o tão aguardado iWatch. E o pior de tudo: elas acreditaram e adoraram o acessório.
O relógio não foi mudado em nada, com exceção de um adesivo da Apple colado na parte de trás. Ao ver o dispositivo pela primeira vez, os usuários mostraram uma reação positiva com o tal iTime - como tem sido chamado o aparelho depois de alguns rumores recentes. A repórter do programa ainda pergunta o que as pessoas acham de um relógio com cronômetro, contagem regressiva e "modo avião infinito", e as respostas, embora tenham um tom de incerteza, são cheias de entusiasmo.
"Tem uma pulseira ótima. E números grandes, o que facilita enxergá-los", diz um usuário. "Sempre no modo avião? Isso é ótimo, ajuda a economizar bateria", afirma uma moça. Ao saber que o acessório ainda vem com alarme e resistência a água, um outro jovem responde que "é exatamente isso o que eu procuro em um relógio". Quase todos os entrevistados disseram que essas características, presentes em quase todos os modelos de relógios comuns ou inteligentes, "são especificações muito boas".
O vídeo tem um tom bem cômico, especialmente pelos comentários de Jimmy Kimmel logo nos minutos iniciais. "É um ótimo plano a Apple lançar um smartphone com tela maior, porque daqui dois anos a empresa pode lançar um iPhone mini com o tamanho dos celulares que temos agora", disse o apresentador se referindo aos rumores de que o iPhone ganhará uma versão com tela de 5,5 polegadas.
Mesmo sendo engraçado, o vídeo mostra que muita gente compraria qualquer coisa que tenha o logotipo da Maçã. "Eu só gostei do relógio porque tem o ícone da Apple na parte de trás", diz um usuário. "Quero dizer, se é da Apple, é bom, não é?", diz outro. Questionada sobre o que ela mais gostou no relógio, uma mulher declara que compraria o produto (e qualquer outro produto) simplesmente "porque ele é da Apple".
Embora a empresa não tenha confirmado até o momento nenhuma informação que está desenvolvendo um smartwatch, a pergunta que não quer calar é: se o iWatch ou iTime fosse nesse mesmo estilo do relógio da Casio, será que ele também custaria US$ 20?
No ano passado, Jimmy Kimmel fez uma piada com outro produto da gigante de Cupertino, o iPad mini. Também na Calçada da Fama, o programa convenceu muitas pessoas de que o tablet era na verdade um novo iPhone - na época, o iPhone 5s. E sim, elas caíram na pegadinha.