Para Netflix, pirataria está entre maiores concorrentes do streaming

Por Redação | 22 de Janeiro de 2015 às 14h42

Além de se preocupar com os concorrentes tradicionais, como a HBO, a atenção da Netflix está cada vez mais voltada para um outro segmento que pode tomar espaço da empresa na área de vídeos: a pirataria. Segundo uma carta destinada aos acionistas na última terça-feira (20), o serviço de streaming afirmou que considera a pirataria como um de seus “maiores concorrentes” e destacou um serviço em particular, o Popcorn Time. As informações são do The Verge.

O aplicativo do Popcorn Time permite que o usuário pirateie um filme de forma tão prática quanto entrar em um serviço de streaming como a Netflix e apertar o play. No app é possível navegar por um catálogo semelhante ao do iTunes com filmes e programas de TV, selecionar para ver mais informações sobre a atração e, em seguida, iniciar a transmissão esperando um período relativamente curto. Com isso, o usuário basicamente procura o conteúdo e em seguida já começa a assistir.

O Popcorn Time é um tipo atraente de download por torrent, no entanto, continua sendo ilegal, visto que a reprodução de filmes e programas pirateados não tem nenhum comprometimento com direitos autorais. Este tipo de pirataria não chega a ser uma novidade, mas a simplicidade do acesso ao conteúdo fez com que uma luzinha vermelha se acendesse na Netflix.

A Netflix justificou sua preocupação com um gráfico do Google Trends que mostra a popularidade de pesquisa entre Netflix, HBO e Popcorn Time na Holanda. Segundo os dados, as pesquisas sobre o Popcorn Time têm crescido muito nos últimos seis meses, fazendo com que este alcançasse os mesmos números do streaming e ficasse muito acima da HBO. Segundo a Netflix, esses dados são “decepcionantes”. Veja o gráfico: (azul representa Netflix, vermelho HBO e laranja Porcorn Time).

Netflix Google Trends

No entanto, em uma comparação global sobre os três itens, os dados são bem diferentes e a Netflix está bem acima dos outros dois nas pesquisas.

Netflix Google Trends

Ainda assim, a Netflix destaca que os números da Holanda mostram que o Popcorn Time está ganhando mais espaço e isso não deve ser desprezado. Mesmo com a vantagem da Netflix sobre alguns concorrentes por oferecer conteúdo variado, mas relativamente barato, isso não se aplica ao Popcorn Time, que oferece diversos programas, mas a custo zero.

Fonte: http://www.theverge.com/2015/1/21/7868645/netflix-lists-popcorn-time-as-competitor

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.