Pane geral em sites e serviços online

Por Ultradownloads | 02 de Julho de 2012 às 13h35

O International Earth Rotation and Reference Systems Service, serviço responsável por manter a hora mundial correta, regula todos os relógios atômicos de acordo com a rotação da Terra. É que uma rotação completa pode durar um pouquinho mais ou um pouquinho menos de 24 horas, e um acerto de tempos em tempos se faz necessário. No último sábado (30/06), o serviço adicionou um segundo na hora certa para realizar esse ajuste e esse pequeno detalhe foi suficiente para que vários websites e serviços online entrassem em pane.

Só para constar: FourSquare, Reddit, LinkedIn, StumbleUpon, Mozilla, Yelp e Gawker foram alguns dos serviços web afetados pelo segundo adicional. Seus servidores (em sua maioria baseados em plataformas open source e Java) sofreram com a falha e chegaram a ficar completamente fora de operação.

O erro, chamado leap second, deu o que falar. Segundo anúncio da Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox, "os servidores de aplicativos Java parecem não estar funcionando", relacionando tal falha ao leap second da noite de sábado, pois ocorreu exatamente às 0h00 GMT.

Algumas empresas foram mais precavidas, como o Google. Ele sofreu, em 2005, grandes baixas em seus servidores devido a um ajuste parecido na hora mundial. Desta vez, a empresa optou por adicionar vários milisegundos ao longo de um dia, até conseguir evitar o impacto do leap second.

A NASA tem a explicação para essa variação na velocidade da rotação: a cada 100 anos, a força das marés e sua relação entre Terra e Lua causam um atraso de 1,4 milisegundo na rotação do nosso planeta.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!