Novo padrão de vídeo oferece compressão duas vezes maior que o H.264

Por Redação | 21 de Agosto de 2012 às 11h00

Atualmente, os vídeos aos quais assistimos na web utilizam um padrão de compressão bastante conhecido, chamado H.264. O padrão proporciona boa qualidade e compressão, mas tudo que é bom pode melhorar.

No mês passado ocorreu, em Estocolmo, um encontro do Moving Picture Experts Group (MPEG), que contou com a presença de representantes de empresas tech de mais de 25 países. Neste enconto, foi discutida a aprovação do mais novo padrão de compressão de vídeos, o HEVC (High Efficiency Video Coding). Pelo jeito, o novo formato tem tudo para ser aprovado e, se for, permitirá níveis de compressão cerca de duas vezes maiores que os do H.264/AVC. Saiu no iClarified.

De acordo com o organizador do evento, Per Fröjdh, gerente de tecnologia visual na Ericsson Research, o novo padrão "causará um impacto enorme na indústria". Isso se justifica pelo fato de que o novo formato de compressão reduzirá a largura de banda, principalmente em redes móveis, já que, teoricamente, permitirá a redução da taxa de bits pela metade. E como os vídeos são responsáveis por grande parte do tráfego da internet, a projeção é que, em 2015, eles tomem conta de 90% do tráfego total.

Per Fröjdh ainda prevê que o novo formato poderá ser lançado em produtos comerciais em 2013, e ao que tudo indica, será inaugurado nas plataformas móveis.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.