Outlook.com pode gerar mudanças no Gmail e no Yahoo Mail

Por Redação | 09 de Agosto de 2012 às 18h22

Na última semana, a Microsoft anunciou o lançamento do seu novo serviço de e-mail, o Outlook.com, que deverá substituir definitivamente o Hotmail. Com uma interface limpa e sua integração às redes sociais, o serviço promete competir diretamente com o Gmail e com Yahoo Mail. Será que os concorrentes devem ficar atentos ao novo e-mail?

Analistas afirmam que as empresas devem prestar atenção no novo serviço, já que o Outlook.com poderá aumentar seu número de usuários e tornar o mercado mais competitivo neste setor.

De acordo com o Computer World, a integração com sites como Facebook, Twitter e LinkedIn, além de bate-papo em vídeo e fotos, faz com que o novo serviço conquiste o público e, consequentemente, faça empresas como Google e Yahoo pensar em novos recursos para manter seus usuários.

"Eu acho que há uma boa chance de a Microsoft roubar usuários do Google e do Yahoo com este novo serviço", afirmou Dan Olds, analista da Gabriel Consulting Group. "Esses serviços são importantes para suas respectivas empresas, uma vez que são muitas vezes a porta de entrada para novos usuários".

Manter seus usuários não será um trabalho muito díficil para o Google, que anunciou recentemente a integração do Google+ ao Gmail assim como a introdução da ferramenta Hangouts no serviço de e-mail. Além disso, o novo recurso também permitirá que os usuários visualizem vídeos do YouTube através de sua caixa de entrada e compartilhem documentos.

Os especialistas acreditam que o Gmail ainda precisa se integrar mais com outras redes sociais, o que torna o serviço ainda mais atraente para a maior parte do público consumidor.

O Yahoo, por sua vez, terá mais desafios pela frente para concorrer diretamente com o Outlook.com, já que está vivendo um período de crise e de demissões em massa. A entrada de Marissa Mayer, ex-executiva do Google, no cargo de presidente da companhia pode trazer mudanças significativas como um todo para a empresa, mas a CEO ainda tem muito trabalho pela frente.

Especialistas ainda afirmam que o Google e o Yahoo têm o fator do trabalho exaustivo que é transferir documentos entre e-mails como seus principais aliados nessa disputa. Ou seja, muitas pessoas preferem continuar usando o mesmo serviço para evitar o transtorno de migrar seus arquivos.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.