Os três primeiros dias de um vídeo são cruciais para seu sucesso, aponta estudo

Por Redação | 25.04.2013 às 08:30
photo_camera Mashable

A empresa Unruly Media divulgou um estudo sobre o ciclo de vida dos virais que infestam a internet todos os dias. De acordo com a pesquisa, os dias mais críticos da "vida" de um vídeo são aqueles imediatamente seguintes ao seu lançamento.

A "Curva de difusão social" elaborada pela Unruly, especializada em tecnologia de vídeo, mede a viralidade de um vídeo e a coloca em gráficos, apontando o número médio diário de compartilhamentos relacionados a ela. O gráfico mostra uma forte correlação positiva entre o número de compartilhamentos nos três primeiros dias do vídeo e o número de compartilhamentos do "resto de sua vida".

Basicamente, os três primeiros dias após o lançamento de um vídeo na web são fundamentais para seu sucesso, e o "pico viral" da campanha geralmente acontece no segundo dia. Usando dados coletados pelo "Unruly Viral Video Chart", que vem acompanhando os vídeos mais populares na internet nos últimos sete anos, a análise mostrou que:

  • 10% dos compartilhamentos ocorrerão no segundo dia após o lançamento;
  • 25% dos compartilhamentos ocorrem nos primeiros três dias;
  • 50% dos compartilhamentos ocorrem dentro das primeiras três semanas;
  • 66% dos compartilhamentos ocorrem nos primeiros três meses.

Para Ian Forrester, chefe global da Unruly, esses dados podem ajudar as marcas a determinar um provável sucesso de seus vídeos analisando de perto as primeiras semanas após sua divulgação. "Nós descobrimos que os primeiros dias após o lançamento são a chave para o sucesso de um vídeo a curto e longo prazo", explica Ian.

Curva de difusão social

Curva de difusão social (Fonte: Unruly)

Leia também: 'Harlem Shake' atinge marca de 1 bilhão de visualizações em apenas 40 dias