Os termos de serviços são longos demais? Este site resume tudo para você

Por Luciana Zaramela

Nem sempre os usuários dispõem de tempo ou atenção suficientes para ler os inevitáveis termos de serviço de programas ou sites na íntegra. Talvez, lá no meio destes termos, exista uma informação crucial. Para auxiliar os usuários, foi desenvolvido um novo site, o ToS;DR, que faz todo o trabalho pesado para você.

Enquanto a maioria dos termos de serviço é igualmente tediosa e difícil de ler, eles, de fato, possuem pontos significativos quando se diz respeito a propriedade de dados, problemas de privacidade e posições políticas. O nome do site é um riff para a sigla TL;DR, ou "too long; didn't read" (longo demais, não li), no qual TL foi substituído por ToS (terms of service, ou termos de serviço). O site faz o mesmo que o Spark Notes com os livros, porém, com foco nos longos termos de serviço.

Deixando de lado todo o clichê absurdo e legal, o ToS;DR encontra as peças-chave da política de um site, bem como notas relevantes. Eles reivindicam direitos autorais sobre as imagens que você enviar? Eles defendem sua privacidade no tribunal? Será que está tudo conforme a lei? É um site bastante interessante e, principalmente, informativo.

Neste momento, existem 32 serviços listados no site, como Twitter, Skype e Verizon. Nem todos foram submetidos ao mesmo escrutínio e poucos possuem, de fato, "notas" de verdade. Ainda existem dificuldades relacionadas à forma como certos sites devem cumprir com os regulamentos em diferentes países. No mais, os resumos são mais fáceis de ler e entender que os termos de serviço originais.

O ToS;DR iniciou sua atividade em junho, sendo ainda um site incipiente e que tem um grande potencial para auxiliar usuários. Muitos outros sites e serviços serão adicionados ao banco de dados do ToS;DR, e mais informações também serão incluídas no site, por meio de grupos de discussão.