Onde estão hospedados os sites mais acessados do mundo?

Por Redação | 12.02.2014 às 08:35

O maravilhoso mundo da internet nos traz a possibilidade de navegar por uma infinidade de sites, mas algum dia você já parou para pensar onde estão hospedados os endereços mais visitados da web?

O famoso site de torrents Pirate Bay, por exemplo, é um nômade. Apenas em 2013 o site mudou de domínio oito vezes para escapar de processos judiciais resultantes de seu conteúdo ilegal. Porém, esse tipo de mudança constante não é tão comum entre outros tipos de sites. Para satisfazer os mais curiosos, o site HostCabi resolveu fazer um infográfico mostrando quais servidores abrigam os 100 mil sites mais visitados da web.

Quem lidera o ranking – com 4.921 desses sites hospedados em seus servidores – é a Amazon. Em segundo lugar está o CloudFlare com 3.655 sites. Mas vale ressaltar que o CloudFlare é um serviço de CDN, ou seja, ele cria uma cópia em cache do site e a distribui por centenas de servidores ao redor do mundo. A lista conta ainda com empresas como OVH, BlueHost, HostGator e Google – que abriga 1.024 sites do ranking.

Não é muito surpreendente saber que quase metade dos sites mais visitados do mundo está hospedada na América do Norte (48.944), seguido pela Europa (29.964) e Ásia (18.702). Como já era de se esperar, os Estados Unidos é quem assume a liderança dos países que mais abrigam grandes sites (45.818), e a diferença para o segundo lugar, a Alemanha (7.479), é imensa. O Brasil aparece em 15º lugar, com um número pouco expressivo de sites de grande fluxo mundial hospedados (abaixo de 1.000).

Hospedagem de sites ao redor do mundo