Onde estão hospedados os sites mais acessados do mundo?

Por Redação | 12 de Fevereiro de 2014 às 08h35

O maravilhoso mundo da internet nos traz a possibilidade de navegar por uma infinidade de sites, mas algum dia você já parou para pensar onde estão hospedados os endereços mais visitados da web?

O famoso site de torrents Pirate Bay, por exemplo, é um nômade. Apenas em 2013 o site mudou de domínio oito vezes para escapar de processos judiciais resultantes de seu conteúdo ilegal. Porém, esse tipo de mudança constante não é tão comum entre outros tipos de sites. Para satisfazer os mais curiosos, o site HostCabi resolveu fazer um infográfico mostrando quais servidores abrigam os 100 mil sites mais visitados da web.

Quem lidera o ranking – com 4.921 desses sites hospedados em seus servidores – é a Amazon. Em segundo lugar está o CloudFlare com 3.655 sites. Mas vale ressaltar que o CloudFlare é um serviço de CDN, ou seja, ele cria uma cópia em cache do site e a distribui por centenas de servidores ao redor do mundo. A lista conta ainda com empresas como OVH, BlueHost, HostGator e Google – que abriga 1.024 sites do ranking.

Não é muito surpreendente saber que quase metade dos sites mais visitados do mundo está hospedada na América do Norte (48.944), seguido pela Europa (29.964) e Ásia (18.702). Como já era de se esperar, os Estados Unidos é quem assume a liderança dos países que mais abrigam grandes sites (45.818), e a diferença para o segundo lugar, a Alemanha (7.479), é imensa. O Brasil aparece em 15º lugar, com um número pouco expressivo de sites de grande fluxo mundial hospedados (abaixo de 1.000).

Hospedagem de sites ao redor do mundo
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.