Oito dicas para você incrementar o seu Gmail

Por Redação

O serviço de e-mail do Google é querido por muitos, mas existem alguns "segredinhos" ocultos que você precisa saber para aproveitar ainda mais a ferramenta. Confira oito dicas do BuzzFeed que vão mudar a maneira como você usa seu Gmail.

1. Pontos não importam

Digamos que seu endereço de e-mail seja 'seu.nome@gmail.com'. Isso é ótimo, já que todos podem visualizar perfeitamente seu nome e sobrenome separados, mas na verdade os pontos não fazem a menor diferença. Se alguém enviar um e-mail para 'seunome@gmail.com', ele vai chegar ao destino da mesma forma.

2. Cancelar e-mails acidentais

Quem nunca enviou um e-mail para o destinatário errado, ou simplesmente se arrependeu do conteúdo após clicar no botão 'Enviar'? A boa notícia é que usuários do Gmail podem desfazer esse engano de uma maneira bem simples. Clique no ícone da engrenagem, que fica no canto superior direito do Gmail, e em seguida selecione 'Configurações'. Depois, clique na aba 'Labs', procure pelo recurso intitulado 'Cancelar envio' e ative esta opção.

Cancelar envio Gmail

Depois de salvar as alterações, volte até o menu Configurações e selecione a aba 'Geral'. Verifique se a opção 'Cancelar envio' está ativada e escolha o período de cancelamento desejado. Após salvar as novas configurações, toda vez que você enviar um e-mail, uma barra amarela irá aparecer no topo, dando a opção de clicar em cancelar o envio. Ou seja, após acidentalmente enviar uma mensagem, você terá alguns segundos, definidos na aba 'Geral', para se arrepender e corrigir o erro.

3. Adicione sinais de positivo para filtrar e-mails indesejados

Digamos que você se inscreveu em uma nova academia, mas não quer dar-lhes o seu e-mail principal. Basta adicionar um sinal de '+' para inserir o tema no filtro do Gmail. Por exemplo: 'seu.nome+ACADEMIA@gmail.com'.

Assim que o primeiro e-mail da academia aparecer, basta clicar sobre ele e em seguida clicar em "Mais", localizado na parte superior da leitura de e-mails, depois "Filtrar mensagens assim". Um pop up irá aparecer, então basta digitar o endereço de e-mail junto com o sinal de '+' na linha 'Para' e criar um filtro com essa pesquisa. Neste momento é possível escolher o que deseja fazer com as mensagens recebidas com esses critérios, como enviar diretamente para a lixeira, por exemplo.

Filtro Gmail

4. Enviar e arquivar

Vá até o menu 'Configurações', aba 'Geral' e procure por 'Enviar e Arquivar'. O arquivamento permite que você organize sua caixa de entrada, movendo suas mensagens para o marcador "Arquivos" sem precisar excluir nada. É como salvar algo em um armário de arquivamento em vez de colocá-lo na lixeira. Todas as mensagens arquivadas podem ser encontradas ao clicar no marcador "Arquivo" na lateral esquerda da página do Gmail.

Enviar e arquivar Gmail

5. Inserir uma imagem diretamente no corpo do e-mail

Mais um recurso que pode ser habilitado por meio da aba 'Labs', que fica no menu Configurações. Basta procurar por 'Inserção de imagens' e ativar o recurso.

Inserção de imagens Gmail

Dessa forma, na próxima vez que você quiser enviar uma imagem no corpo do e-mail, sem anexá-la, basta arrastá-la diretamente para o e-mail.

Imagem no corpo do email

6. Descubra quais remetentes são legítimos

Mais um recurso interessante disponível na sessão 'Labs' das configurações do Gmail. Basta procurar por 'Ícone de autenticação para remetentes verificados' e habilitá-lo. A próxima vez que você receber um e-mail de uma empresa como o Ebay, ou PayPal, por exemplo, verá uma pequena chave ao lado do nome do remetente. É assim que saberá se o e-mail é legítimo ou um spammer.

Remetente autenticado Gmail

7. Respostas predeterminadas

Ativando a opção 'Respostas predeterminadas', que também fica na aba 'Labs' das configurações do Gmail, o usuário poderá enviar mensagens salvas previamente para diversos destinatários.

Respostas predeterminadas Gmail

Para utilizar o recurso, basta abrir uma nova janela de confecção de e-mails, digitar a mensagem desejada — não é preciso digitar o destinatário — e, em seguida, clique na setinha que fica no canto direito inferior da tela. Um menu será aberto. Basta localizar a opção ' Respostas predeterminadas' e criar uma nova mensagem. Agora, sempre que for enviar uma nova mensagem, o texto escrito previamente estará à disposição neste mesmo menu.

Respostas predeterminadas Gmail

8. Importe ferramentas da web para aperfeiçoar seu Gmail

Rapportive

Quer se conectar com seus contatos das redes sociais? Aposte no 'Rapportive' para ver todos os seus perfis sociais dentro de sua caixa de entrada do Gmail.

Está faltando espaço em sua conta de e-mail do Google? Use o 'Find Big Mail' para descobrir quais arquivos grandes podem estar entupindo seu e-mail.

Quer agendar e-mails para serem enviados posteriormente? O 'Boomerang' pode te ajudar a programar o envio de um e-mail que foi redigido às 3h da manhã, por exemplo, para um horário mais apropriado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.