Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um RFC? | Request for Comments

Por| Editado por Bruno Salutes | 12 de Setembro de 2022 às 09h05

Link copiado!

Thomas Jensen/Unsplash
Thomas Jensen/Unsplash

RFC é a sigla designada para Request for Comments (pedido para comentários, em português). Trata-se de documentos técnicos desenvolvidos e mantidos pela IETF (Internet Enginnering Task Force), instituição que especifica os padrões que serão implementados e utilizados em toda a internet.

Embora o nome pareça um tanto complexo, o significado desse conceito é de extrema importância para a internet como todo, pois é através dele que foram definidos os padrões da web. Saiba, a seguir, o que é um RFC.

O que é um RFC?

Continua após a publicidade

O RFC reúne dezenas de publicações que documentam padrões, serviços, protocolos e outras informações técnicas oficiais da rede mundial de computadores. Os arquivos estão em poder da IETF, grupo internacional aberto composto por técnicos, agências, fabricantes e pesquisadores que ajudam no desenvolvimento dos padrões da internet.

Cada RFC deve detalhar o funcionamento de todos os aspectos do protocolo proposto. O RFC 3286, por exemplo, possui todas as especificações necessárias para a implementação do controle de fluxo de dados, permitindo a operação de plataformas de streaming como YouTube e Vimeo.

Status de RFC

Continua após a publicidade

Os RFCs são atribuídos a um tipo específico de status de acordo com a padronização de seu respectivo protocolo. Alguns podem ser regionais e exclusivos de um país, enquanto outros possuem um padrão global que se aplica a todos. São eles:

  • Informacional (Informational);
  • Experimental;
  • Melhor Prática Atual (Best Current Practice);
  • Trilha dos Padrões (Standards Track);
  • Proposto (Proposed Standard);
  • Rascunho (Draft Standard);
  • Padrão da Internet (Internet Standard);
  • Histórico (Historic).

Exemplos de RFCs

Os primeiros RFCs foram publicados em 1969. Muitos deles, como o HTTP e o DNS, chegaram bem depois do RFC1 (o primeiro Request for Comments), porém o formato padrão de texto dos documentos praticamente não foi alterado desde a criação do protocolo.

Continua após a publicidade

Veja, na tabela a seguir, alguns exemplos:

ProtocoloRFC
UDP768
IP791
ICMP792
TCP793
ARP826
FTP959
DNS1034 e 1035
MD51321
POP31939
HTTP1945
DHCP2131
IPv62460
NAT3022
SSH4251
SMTP5321

Novos e velhos RFCs

O número de um RFC é único e nunca é alterado. Se por algum motivo o padrão precisar de atualizações, então. IETF gera um novo RFC com melhorias, mas mantendo as características do modelo original.

Continua após a publicidade

Quando um novo arquivo é gerado, ele ganha o nome de Request for Change (pedido para mudança, no português). Caso seja aprovado pelo Comitê, esse documento se torna uma nova RFC, com uma numeração diferente da original que não é excluída.