Netflix quer aumentar presença mobile oferecendo conteúdo de curta duração

Por Redação | 08 de Setembro de 2014 às 12h44
photo_camera Divulgação

O serviço Netflix sempre foi conhecido por disponibilizar séries de TV e filmes para seus usuários, mas, em breve, a empresa poderá inserir vídeos curtos de dois a cinco minutos de duração em seu catálogo. Tal iniciativa tem como base dar ao número crescente de usuários móveis algum conteúdo que ele possa assistir de forma completa, segundo o gerente de design da empresa, Dantley Davis, revelou durante um evento na sede da Netflix.

No entanto, o objetivo da Netflix não é utilizar o mesmo conceito do YouTube de oferecer conteúdos gerados por usuários. Em vez disso, o serviço pretende servir seus usuários com cenas de programas de TV, pequenos trechos de filmes e pequenos pedaços de comédias stand-up, todos retirados do catálogo de programas e séries que a Netflix já possui.

De acordo com Davis, esse tipo de conteúdo já está sendo testado. Um dos testes da empresa consiste em adicionar uma chamada na tela inicial do aplicativo móvel com os dizeres: "Have five minutes?", ou "Você tem cinco minutos?". Dependendo dos resultados dos testes, o Netflix poderá introduzir a experiência de maneira definitiva nas próximas atualizações de seus aplicativos. O executivo disse que até o momento os testes têm mostrado "resultados muito positivos".

O gerente também afirmou que a maioria do conteúdo oferecido pela Netflix ainda é visto nas telas de TV, mas que o celular está tendo um crescimento significativo em parte pela forma com que os aparelhos estão sendo utilizados atualmente. "Como os tamanhos de tela são cada vez maiores, assistir conteúdo em telefones se torna mais natural", disse Davis.

A iniciativa da Netflix de inserir conteúdo de curta duração tem como base o número que aponta que 87% de todas as sessões móveis duram menos de 10 minutos. Até então a Netflix não disponibilizava nenhum conteúdo para esse público.

É importante notar que a empresa testa diversos tipos de recursos e alguns deles nunca se transformaram em algo real e definitivo para os usuários. No entanto, oferecer vídeos de curta duração faz muito sentido para a companhia, especialmente porque ela tem o objetivo de obter maior presença em celulares. Davis também mencionou que a experiência móvel pode ser a chave para os planos de expansão internacional da plataforma.

Vídeos curtos também poderiam ser um ótimo recurso para uma característica que o serviço apresentou na semana passada: permitir que seus usuários compartilhem e recomendem, de forma privada, vídeos para seus amigos. Isso faz muito mais sentido em conteúdos de cinco minutos do que em filmes de cerca de 90 minutos.

Fonte: http://gigaom.com/2014/09/05/netflix-short-clips/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.