Netflix planeja lançar conteúdos exclusivos para dispositivos móveis

Por Redação | 19 de Novembro de 2014 às 14h47

Um dos recursos de destaque na Netflix são as opções de personalização de conteúdo. É possível montar uma biblioteca com os filmes, séries e documentários favoritos para assisti-lo depois, e o serviço guarda o histórico de todos os vídeos que você assiste ou visita pelo menos uma vez. O problema é que os recursos podem se diferenciar um pouco entre a televisão e um smartphone, por exemplo, prejudicando a experiência de usuário. Além disso, falta conteúdo direcionado para quem usa o aplicativo pelo tablet ou celular.

Agora, a empresa anunciou que essas ferramentas "customizáveis", até então focadas nos desktops, será aprimorada nos dispositivos móveis. Durante uma entrevista na conferência Gigaom's Roadmap, o diretor de design da Netflix, Danley Davis, disse que as pessoas assistem os vídeos de maneira diferente do que na televisão ou desktop e, por isso, o design e a interface devem refletir de acordo com a plataforma utilizada. Ou seja, o programa precisa apresentar uma proposta adaptada para cada tipo de aparelho.

Além de uma interface própria para o mobile, a Netflix está testando versões de programas com menos de cinco minutos, dedicados especialmente aos usuários mobile. O único desafio é descobrir se os tais conteúdos são relevantes e atrativos para o espectador.

O serviço de streaming também pretende personalizar os ícones nos quais as pessoas escolhem quais filmes ou séries desejam assistir. A empresa conseguiu convencer Hollywood para trocar a visualização tradicional de apresentação dos filmes. O modelo atual exibe a capa do título - a mesma que aparece em cópias físicas do DVD -, mas será substituída por uma arte criada pela próprio Netflix feita em conjunto com outras empresas da indústria cinematográfica.

A companhia também pretende personalizar as imagens exibidas durante a navegação de acordo com os gostos do usuário. A ideia é que o aplicativo mobile se torne mais pessoal e sempre em adaptação.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!