Netflix está testando recurso de 'modo privado' para filmes e programas de TV

Por Redação | 21 de Julho de 2014 às 12h33

A Netflix se tornou uma das maiores bibliotecas de conteúdo em vídeo online do mundo. E com tantas opções em seu catálogo, você que é assinante certamente já deve ter se aventurado a assistir um ou outro título "das antigas", ou aquele filme-B (como é chamado) de terror, suspense e outros gêneros mais pesados, seja para passar o tempo ou apenas por curiosidade.

Para quem compartilha a mesma conta com outros amigos e familiares, isso pode ser um problema, já que a Netflix armazena os filmes e séries visualizados nos últimos dias - e nem sempre você quer que as pessoas tenham acesso àquilo que você assistiu. No entanto, muito em breve estará disponível uma opção que vai ajudar a esconder essa relação de títulos assistidos. De acordo com Cliff Edwards, diretor de comunicações e tecnologia da empresa, os usuários poderão selecionar um recurso de modo privado.

Como informa o site GigaOm, Edwards descreveu a nova função em um e-mail enviado a alguns sites da imprensa internacional. Basicamente, ela terá como objetivo evitar que outras pessoas saibam o que você está assistindo e impedir que esse mesmo conteúdo seja compartilhado no Facebook. O mesmo vale para as subcontas criadas na sua assinatura principal, que também terão a opção de ativar o modo privado para que apenas elas visualizem os filmes, séries e programas de TV assistidos.

"Aqui na Netflix, continuamos testando novas funcionalidades. Nesse caso, estamos experimentando um recurso que vai permitir ao usuário que está assistindo um filme ou programa de TV escolher visualizar aquele conteúdo em 'Modo Privado'. Selecionar essa opção significa que o programa não vai aparecer no seu histórico de visualizações, nem será usado para determinar recomendações sobre o que você poderá assistir no futuro", disse o executivo.

Um dos benefícios que o modo privado pode trazer à Netflix é justamente nessa parte das recomendações. Como elas não serão levadas em conta pelos algoritmos da companhia toda vez que o recurso de privacidade estiver ativado, os próprios usuários poderão buscar de forma mais espontânea aos programas, filmes e seriados que mais deseja assistir, seja com base nos últimos vídeos assistidos ou não. Dessa forma, a empresa poderá montar uma base de dados mais precisa que poderá indicar, pelo menos na página inicial do serviço, conteúdos relacionados às últimas visualizações do internauta.

Embora não revele mais detalhes, a Netflix está testando a função com alguns usuários selecionados em quase todos os países onde está instalada. Além disso, Edwards afirma que a funcionalidade só será liberada para todos se os testes atuais causarem, de fato, algum impacto positivo na experiência final de cada usuário. "Talvez nem vamos oferecer a ferramenta oficialmente", alertou o executivo.

Últimas da Netflix:

Fonte: http://gigaom.com/2014/07/18/netflix-tests-private-viewing-mode-to-hide-your-b-movie-binges/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!