Netflix: conheça cinco ferramentas que melhoram sua experiência

Por Redação

O Netflix é o principal serviço de streaming de filmes e séries no Brasil. O serviço tem uma ampla biblioteca com milhares de opções para os clientes mediante uma assinatura mensal, e há algumas alternativas para potencializar o uso dos seus clientes, algumas pouco conhecidas. Veja-as aqui:

1 - Netflix Rate

Todos os filmes e séries do Netflix vêm com uma janela contendo uma curta descrição e avaliação dos usuários. No entanto, quem usa o serviço no Google Chrome ou no Mozilla Firefox tem mais uma opção. O plugin Netflix Rate expande essas avaliações e incorpora as oferecidas nos sites IMDb e Rotten Tomatoes.

netflix rate

Quando você instala o plugin, a janela de descrição irá oferecer dois pequenos ícones com as notas do filme ou série segundo esses sites. Caso o usuário queira se aprofundar na crítica ou avaliação, basta clicar no ícone para ser redirecionado ao site. O Netflix Rate, no entanto, só está disponível para conteúdos originalmente em língua inglesa, mas isso representa a grande maioria do Netflix.

2 - Preferências pessoais

O próprio Netflix oferece uma opção que pode facilitar a vida do usuário, a definição de preferências pessoais. Basta selecionar o item “Personalizar” que aparece na tela inicial do Netflix. Com isso, quem usa o serviço streaming pode receber na primeira página um conteúdo mais apropriado dentro daquilo que costuma assistir.

Para ativar o serviço é necessário selecionar entre “Nunca”, “Às vezes” e “Sempre” que você assiste determinados gêneros e enredos. Quanto mais itens respondidos, mais perto das suas preferências o serviço irá chegar nas sugestões. O serviço também questiona atributos como data de lançamento, subgêneros, idiomas, origem do roteiro, interesse especial e outros.

dicas netflix

3 - All Flicks

Se você não gosta muito do sistema de busca do Netflix, essa dica é pra você! O All Flicks é um buscador alternativo que permite localizar conteúdos de uma forma mais abrangente.

O usuário pode, por exemplo, localizar filmes de ficção científica dos anos 1980 e depois filtrar segundo a avaliação de outros usuários. A opção também oferece listas prontas, como filmes indicados ao Oscar de 2014 ou bem avaliados pelo site especializado IMDb. O usuário poderá também criar listas próprias e acessar as listas de outras pessoas.

dicas netflix

Como o serviço não exige que a palavra buscada esteja presente no título do filme ou série como acontece no buscador do Netflix, o usuário consegue localizar conteúdos a partir de palavras-chaves.

Atualmente o site utiliza apenas o conteúdo disponível do Netflix dos Estados Unidos e Canadá, por isso é necessário que o usuário veja se o item da sua busca está também nesses catálogos.

4 - Atalhos

O Netflix, assim como players instalados no computador, também oferece alguns atalhos que facilitam o uso e agilizam alguns comandos. Os mais populares são o "Esc" para sair do modo tela cheia e o "Espaço" ou "Enter" para pausar ou continuar uma exibição. No entanto, o streaming ainda tem outros recursos que ajudam o usuário.

"PgUp": continua o filme;

"PgDn": pausa o filme;

"F": modo de tela cheia;

"Seta para cima": aumenta o volume;

"Seta para baixo": diminui o volume;

"M": mudo;

"Shift+Seta para a direita": avança o filme;

"Shift+Seta para a esquerda": retrocede o filme;

"Ctrl + Espaço": modo de reprodução frame por frame.

O usuário ainda pode ativar o modo de reprodução frame por frame enquanto adianta ou retrocede o vídeo.

5 - Atualização do conteúdo

Como o catálogo de filmes e séries do Netflix é gigante e atualizado quase diariamente, alguns sites e aplicativos ajudam o usuário a saber o que há de novo por lá. Um exemplo é o Netflix Brazil Complete List, que organiza o conteúdo de uma forma simples, com a data que o conteúdo foi adicionado ou retirado da biblioteca.

dicas netflix

O site ainda permite que o usuário veja uma página com mais detalhes e dê o play para assistir o conteúdo direto no Netflix.

Para quem possui Android ou iOS, o app Upflix tem a mesma função: notificar o usuário diariamente sobre o novo conteúdo adicionado no Netflix Brasil.