Música? Games? Celebridades? Saiba do que é feito o canal mais visto do YouTube

Por Redação | 23.07.2014 às 14:05

Você seria capaz de adivinhar qual é o canal mais visto do YouTube (ou pelo menos do que se trata seu conteúdo)? Aí vão algumas dicas: a) um canal pessoal de alguma celebridade; b) um canal sobre games; c) um canal musical; d) um canal sobre política; e) um canal sobre brinquedos. Quem respondeu a letra "e" acertou em cheio: de acordo com informações do BuzzFeed, o gigante soberano do YouTube é o DisneyCollectorBR, que em abril ocupava o terceiro lugar no ranking mundial dos mais acessados, e, neste mês, desbancou até a celebridade Katy Perry.

Provavelmente você nunca ouviu falar dele, certo? Mas para as crianças, este canal é uma verdadeira obsessão. E para os profissionais de marketing, uma fábrica de dinheiro.

Apesar do alcance massivo do DisneyCollectorBR, ninguém sabe quem ou o que está por trás do seu sucesso. Em uma era em que o anonimato desponta na internet, toda a fama do canal chegou a incomodar os estudiosos do mercado.

Qual é a fórmula do sucesso?

Todos (mas todos mesmo) os vídeos do DisneyCollectorBR começam exatamente da mesma forma: uma vozinha feminina de sotaque carregado diz, em inglês: "Olá, pessoal! Aqui é o Disney Collector. Hoje eu vou mostrar a vocês...". E logo em seguida aparecem mãos femininas de unhas bem feitas manipulando diversos brinquedos, a maioria deles retirada dos filmes da Disney.

A mulher de rosto não conhecido demonstra os coloridos objetos infantis enquanto fala em tom quase musical. E abusa de adjetivos mimosos enquanto mostra os brinquedinhos. Pronto, essa é a "fórmula".

O vídeo mais acessado do canal é um demonstativo de surpresinhas de ovos com a cara dos personagens do jogo Angry Birds, do filme Carros e do desenho Bob Esponja. O vídeo, recentemente, atingiu a marca das 90 milhões de visualizações no YouTube. Cinco outros vídeos receberam mais de 40 views, e outros 15 têm mais de 20 milhões. Centenas de vídeos do mesmo canal foram vistos mais de 2,4 bilhões de vezes – ou seja, mais do que "Gangnam Style", o sucesso repentino do cantor coreano Psy, chegou a alcançar.

O impacto que isso causa nos espectadores é algo um tanto quanto inexplicável. Vários pais de crianças contam a mesma história: seus filhos pediram para usar a internet para assistir a algum tipo de conteúdo relacionado a uma boa animação da Disney. Sem mais nem menos, o DisneyCollectorBR apareceu nos vídeos relacionados e pronto: cativou os espectadores mirins. A arte de desembrulhar brinquedos coloridos (com um microfone que capta muito bem o barulho dos pacotes sendo arrebentados) fez com que as crianças sentissem vontade de assistir a um vídeo atrás do outro.

Desvendando o mistério

Afinal de contas, quem coordena essa conta? Quem abre tantos brinquedos? Pais e filhos curiosos, que tentam estabelecer algum tipo de contato com o dono do canal, ficam sem resposta ou simplesmente não têm espaço para inserir seus comentários nos vídeos. Apesar da quantidade astronômica de visualizações, não existe quase nenhuma informação a respeito do criador do canal.

Na verdade, você já deve ter desconfiado do "BR" grafado ao final do nome do canal. Segundo o BuzzFeed, a mulher por trás das unhas coloridas e da voz que quase cantarola enquanto desembrulha os brinquedos é uma brasileira de 43 anos que vive perto do Disney World, na Flórida. Ela é casada com um homem que produz um canal semelhante no YouTube, chamado BluCollection. Ambos os canais são voltados tanto a meninos quanto a meninas e são produzidos sob o mesmo teto.

Quem revelou a identidade do casal foi um internauta que comentou em uma seção de um dos vídeos, intitulada "Who ARE BluCollection and DisneyCollectorBR?" (Quem são BluCollection e DisneyCollectionBR?). Também sem se identificar, o internauta apenas revelou que ambos eram um casal que vivia na Flórida, perto do Disney World, e que preferiam manter seus status privados e longe de qualquer rede social.

Buscas realizadas em sites de registros públicos revelaram que pessoas com os nomes citados realmente existem, mas que seus telefones foram desconectados ou nunca atenderam a uma ligação. De certa forma, a mulher por trás do DisneyCollectorBR alcançou sua meta: ela é adorada pelas crianças e parece amar o que faz, sem ser perturbada pelos desprazeres da fama.

Fonte: http://www.buzzfeed.com/hillaryreinsberg/youtubes-biggest-star-is-an-unknown-toy-reviewing-toddler-wh