Morre aos 92 anos Ralph Baer, o pai dos videogames

Por Redação | 08 de Dezembro de 2014 às 11h31

A indústria de jogos digitais sofreu uma grande e simbólica perda no último fim de semana, quando o engenheiro e inventor alemão Ralph H. Baer, considerado "o pai dos videogames", faleceu aos 92 anos de idade. Baer também era conhecido por ter criado o Odyssey, primeiro console doméstico de videogame da história. A família do inventor confirmou o falecimento ao jornal New York Times.

Nascido em 08 de março de 1922, Baer tornou-se bacharel em Ciência e Engenharia de Televisão pelo Instituto Americano de Tecnologia de Televisão de Chicago (EUA) em 1949, tendo posteriormente trabalhado em diversos setores da indústria de eletrônicos.

Ralph H. Baer

Sua primeira iniciativa na criação do videogame como conhecemos hoje foi com o desenvolvimento de um protótipo que ele batizou de "Brown Box", composto por uma caixa com circuitos conectados a uma TV e dotado de controles com botões radiais que moviam as "raquetes" de um jogo de pingue-pongue para cima e para baixo. O Brown Box foi patenteado por Baer em 10 de agosto de 1970 e a Magnavox o lançou no mercado com o nome de Odyssey dois anos mais tarde.

Ralph H. Baer - 02

Outra grande contribuição de Baer para o mundo dos games foi a criação da Light Gun, um rifle de brinquedo que funcionava com infravermelho e foi considerado o primeiro acessório para consoles da história. De quebra, ele também criou o primeiro game do mundo compatível com o acessório: Shooting Gallery. Esse conceito foi o embrião de jogos que surgiriam e fariam bastante sucesso décadas depois como Duck Hunt (NES), Time Crisis (Arcades) e tantos outros jogos desse estilo.

Ralph H. Baer

Ao longo de sua vida, Baer continuou a inventar os mais variados tipos de jogos e brinquedos. Uma de suas mais emblemáticas invenções foi o brinquedo colorido de memorização "Simon", conhecido aqui no Brasil como "Genius". Por seu trabalho e sua grande contribuição para a tecnologia e para o entretenimento, Baer recebeu diversos prêmios, incluindo a Medalha Nacional de Tecnologia dos EUA, entregue pelo ex-presidente George W. Bush.

Certamente os fãs de videogames devem muito a pioneiros como Ralph Baer, que deixou um importante legado tecnológico e cultural e sua marca na história do entretenimento digital.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!