Mito ou verdade: é preciso aguardar alguns segundos antes de religar o modem?

Por Bruna Rasmussen

Quando a conexão à internet está com problema e você liga para o suporte técnico da operadora, é comum ser solicitado que você retire o cabo de energia do modem, aguarde de 10 a 30 segundos, e então o reconecte. Reiniciar o aparelho faz sentido, mas será que realmente é preciso aguardar todos esses segundos?

Assim como outros eletrônicos, como o próprio computador, o modem contém diversos capacitores, pequenas baterias que são carregadas à medida que recebem energia. A verdade é que os 10 segundos é o tempo que leva para que essas baterias sejam descarregadas, desligando o aparelho por completo.

E é somente quando isso acontece que o modem é resetado de fato. O desligamento completo influencia no armazenamento de dados do aparelho, que usa memórias NVRAM e RAM para trabalhar com dados. Dessa forma, respeitar o tempo de 10 a 30 segundos antes de religar o modem e reconectar a internet é importante e pode garantir o funcionamento correto da rede.

Reiniciar resolve?

Reiniciar o modem pode ser a solução para uma internet que não funciona ou que não está da forma como deveria, na maioria dos casos. Isso acontece porque esses aparelhos podem apresentar travamentos devido à sobrecarga decorrente de picos de energia. Devido à instabilidade do sinal, a reinicialização do modem pode acabar com a chamada "sujeira na linha", uma vez que o reset reordena as informações que por ali circulam.