Medida para diminuir spams no Brasil pode afetar envio de seus e-mails em 2013

Por Redação | 27 de Dezembro de 2012 às 08h45
photo_camera Hype Science

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) adotou medidas para reduzir a quantidade de spams que circulam pela rede brasileira, porém, elas podem impedir que alguns usuários consigam enviar e-mails normalmente a partir do dia primeiro de janeiro de 2013.

Segundo informações divulgadas pela revista Exame, aqueles que utilizam serviços do Outlook, Windows Mail ou Apple Mail podem ser afetados pela nova determinação do CGI. A decisão do Comitê prevê a proibição do envio de mensagens a partir da porta 25, o que obriga as operadoras de telefonia e os provedores de acesso a utilizar apenas a porta 587 para o envio das mensagens.

A porta 587 é considerada mais segura, pois solicita o login e a senha do usuário antes de enviar a mensagem desejada, o que deve dificultar o envio de mensagens indesejadas, como spams. Logo, quem utiliza serviços de webmail ou baseados na nuvem (Gmail, Hotmail, YahooMail etc) não vão sentir a diferença dessa nova medida, já que eles são acessados diretamente pelo navegador.

Usuários de clientes de e-mail, como o Outlook, devem se certificar de que as configurações do sistema para enviar mensagens estão de acordo com as novas regras. Basta ir até a aba 'Configurações de e-mail' e localizar a opção 'Porta de saída'. Caso esteja marcando o número 25, é só alterar para 587.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.