Mapa mundi mostra os 278 cabos submarinos que conectam todo o mundo à internet

Por Redação | 19 de Março de 2015 às 17h00
photo_camera Divulgação

Os cabos submarinos cortam todos os oceanos da Terra e, entre outras coisas, são os principais responsáveis por levar a internet para todo mundo. Para mostrar a importância deles, a TeleGeography, empresa de consultoria e pesquisa de mercado de telecomunicações, divulgou um mapa atualizado que mostra todos os cabos que conectam todos os continentes.

Ao todo são 278 cabos submarinos presentes em nossos mares e que levam a internet para cerca de três bilhões de pessoas. O novo mapa, que tem elementos de cartografia medieval e renascentista, foi criado como uma homenagem à Era das Grandes Navegações. Ele também possui imagens que mostram causas comuns de falhas, como navios de pescas, âncoras e trincheiras.

Cabos submarinos

No Brasil, existem seis cabos em atividade: SAM 1, SAC, Globenet, Americas II, Atlantir-2 e Unisur. Nenhum cabo novo foi inaugurado no País desde 2001, mas isto deve mudar por causa da exigência de banda ter crescido nos últimos tempos graças à população cada vez mais conectada. A previsão é que o Brasil receba cinco novos cabos nos próximos anos.

Além disso, algumas imagens mostram algumas curiosidades sobre os cabos, como, por exemplo, como eles são por dentro. Na imagem abaixo podemos ver que, na verdade, um cabo é uma "inception" de cabos um dentro do outro.

Cabos submarinos

Outra imagem mostra que em algumas praias há até mesmo placas do Google pedindo para que os banhistas tomem cuidado com eles.

Cabos submarinos

Se você ficou curioso, pode navegar pelo mapa mundi dos cabos submarinos clicando aqui. Divirta-se!

Fonte: TeleGeography, Teleco e Update or Die

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.