Mais velocidade e leveza: Vimeo lança novo player de vídeo em HTML5

Por Redação | 08 de Janeiro de 2014 às 12h35

Aos poucos o HTML5 está mostrando que é um caminho sem volta. Com a finalidade de eliminar de vez a necessidade de plugins pesados e inseguros como o Flash Player, diversas empresas estão adotando gradativamente a nova tecnologia no desenvolvimento de seus produtos e serviços, desde jogos online a sites de compartilhamento de vídeos.

O Vimeo é uma dessas empresas e acaba de lançar oficialmente uma seu novo player de vídeo, escrito totalmente com essa nova versão do HTML (que na verdade é um conjunto de boas práticas e aprimoramentos nas linguagens HTML, CSS e JavaScript). O novo player está sendo liberado aos poucos para alguns usuários e, se você costuma acessar este serviço com frequência, é bem provável que já tenha visto um ou dois vídeos com a nova tecnologia.

Segundo o Gizmodo, o antigo player em Flash do Vimeo deverá aparecer apenas em vídeos compartilhados no Facebook, enquanto que o player em HTML5 deverá eventualmente chegar a 100% dos vídeos hospedados no serviço.

Outra novidade por parte do Vimeo é o aprimoramento de seu novo serviço On Demand, que permite aos criadores de conteúdo ganharem dinheiro com seu uso. Com as novas mudanças, será possível comprar vídeos a partir do próprio player, mesmo que estejam "embedados" em um site externo. Como o Vimeo é o lugar favorito de produtores independentes que geram conteúdo inovador, tal recurso é uma ótima oportunidade de monetização, que de quebra torna possível a desnecessidade de inserir propagandas nos vídeos, prática amplamente usada pelo YouTube.

Vale lembrar que o YouTube também adotou o HTML5 em seu player de vídeo desde 2010. O player vem sendo integrado gradativamente, e geralmente pode ser visto em vídeos postados mais recentemente no serviço, enquanto vídeos mais antigos permanecem com o antigo player em Flash.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.