Mais de 6.000 websites ainda rodam em Windows XP

Por Redação | 09 de Abril de 2014 às 13h43

Uma pesquisa do Netcraft revelou que quase 6.000 sites ainda são hospedados em servidores que utilizam o Windows XP, sistema operacional da Microsoft que teve seu suporte descontinuado essa semana.

Surpreendentemente, o país com mais páginas hospedadas no XP não fica na Ásia ou América Latina, mas em plena América do Norte: os Estados Unidos, com 1.869 sites. Isso representa quase um terço do total, e inclui um sistema de e-mails utilizado no estado de Utah. Na Inglaterra, o TransFerry.com, site de agendamento de barcos e trens, também se encontra nesta situação.

Com o fim do suporte da Microsoft esta semana, servidores que utilizam o Windows XP devem se tornar alvos de ataques de hackers na medida em que novas vulnerabilidades forem sendo descobertas – e não consertadas. No Brasil, foram reportados 66 websites nesta situação.

A pesquisa, realizada este mês, reportou ainda que mais de 50.000 páginas estão em servidores Windows NT4 com o Microsoft IIS 4.0 – ainda mais antigo que o XP –, embora três quartos deles estejam no mesmo computador, na Noruega. Ainda assim, o número inclui sites importantes, como o dos Correios da Autrália.

Mapa de sites com Windows XP

Mapa que mostra países e quantidade de páginas hospedadas com Windows XP. Quanto mais vermelho, mais sites. Fonte: Netcraft.

O Windows XP fechou 2013 como o segundo sistema operacional mais utilizado no mundo, atrás apenas do Windows 7. No Brasil, 10,88% dos computadores ainda rodam esse sistema.

A Microsoft encerrou seu suporte ao XP esta semana, mas outras empresas ainda devem dar um prazo maior para usuários se adaptarem. O Google, por exemplo, manterá suporte ao Windows XP em seus programas até 8 de abril de 2015.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.