Pela primeira vez, mais de 100 milhões de brasileiros possuem acesso à Internet

Por Redação | 18.07.2013 às 10:40

Dados do IBOPE Media divulgados na última semana apontaram que no primeiro trimestre de 2013 o Brasil atingiu a marca de 102,3 milhões de pessoas com acesso à Internet. É a primeira vez que o país ultrapassa a marca dos 100 milhões.

Houve um crescimento de 9% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, quando a pesquisa apontou 94,2 milhões de pessoas conectadas no país. Há 10 anos, eram apenas 49 milhões. "É a demonstração de que há, no Brasil, um público relevante consumindo, interagindo e comentando informações sobre as marcas e os produtos nesse novo mundo digital", afirma Janette Shigenawa, diretora do IBOPE Nielsen Online. "É a massificação do acesso e o processo de democratização da informação, cultura e educação", completa.

Para realizar a medição, o IBOPE considera pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), além de crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) que têm acesso em casa.

O total de acessos no trabalho e nas residências dos brasileiros chegou a 76,6 milhões, o que representou um aumento de 5,3% em relação ao primeiro trimestre deste ano e um crescimento de 12,6% em relação ao segundo trimestre de 2012, quando este número atingiu 68 milhões. Em domicílios, o número de usuários ativos em maio de 2013 foi de 47,1 milhões.

Apesar de o estudo não ter divulgado dados a respeito da Internet móvel no país, há dois meses, a Anatel apontou que cerca de 63 milhões de celulares brasileiros possuíam acesso à rede 3G com serviço de dados. Logo, um dos grandes impulsos para o crescimento do acesso do número de brasileiros conectados é a popularização da Internet móvel.