Mais de 1 milhão de pessoas assinam petição para abrigar Snowden no Brasil

Por Redação | 28 de Janeiro de 2014 às 16h56
photo_camera Divulgação

Com o objetivo se dar asilo político ao ex-técnico da CIA Edward Snowden, David Miranda, companheiro brasileiro do jornalista Glenn Greenwald (The Guardian), lançou há pouco mais de 1 mês uma campanha para arrecadação de assinaturas. Segundo o site avaaz.org, a campanha já arrecadou mais de 1 milhão de assinaturas e vem crescendo ainda mais. O objetivo inicial era de 1 milhão de assinaturas e foi aumentado para 1 milhão e meio.

Snowden foi considerado espião pelos Estados Unidos quando descobriu e revelou ao mundo como os norte-americanos espionavam as pessoas e claramente invadiam sua privacidade usando servidores das maiores empresas do mercado da internet, tais como Google, Apple e Facebook. Atualmente, Snowden está exilado em Moscou, na Rússia, em um limbo jurídico e com um visto de apenas 1 ano de duração e já declarou que não acredita em um julgamento justo se voltasse aos EUA.

Segundo David Miranda, a campanha surgiu da observação da necessidade de Edward Snowden de ter uma vida com mais liberdade e dignidade, em virtude de ter contribuido para uma sociedade mais justa e transparente. Sua atitude, considerada por muitos heroica e corajosa, fez com que ele perdesse seu passaporte e o obrigou a fugir para manter sua integridade física. "O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância norte-americana indiscriminada e em escala global. É hora de oferecer a Edward Snowden asilo imediato no Brasil!”, diz Miranda.

O discurso de Miranda sobre Snowden reforça ainda que se o ex-técnico da CIA estivesse no Brasil, ele poderia ajudar ainda mais de perto a entender como a NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos) e seus aliados estão invadindo a privacidade de pessoas comuns no mundo todo, e além disso, descobrir maneiras de se proteger contra a invasão.

No ano passado, Snowden havia solicitado asilo político a 22 países diferentes. Entre eles, Brasil, Venezuela, Equador e Rússia foram até agora as únicas nações que decidiram naturalmente abrigar o ex-técnico da CIA.

Para acessar e assinar a petição para que Edward Snowden tenha asilo político no Brasil, clique neste link.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.