Maior loja de drogas da deep web desaparece repentinamente

Por Redação | 18 de Março de 2015 às 13h20
photo_camera Divulgação

Talvez você nunca tenha ouvido falar nela, mas a Evolution funcionava como uma espécie de Mercado Livre obscuro nas profundezas da deep web. Maior e mais conhecida loja de venda de drogas neste espaço subterrâneo da internet, o serviço simplesmente desapareceu sem deixar vestígios durante a noite desta terça-feira (17). As informações são do Wired.

Acessível somente por meio do navegador Tor, a loja também era conhecida por oferecer outros tipos de serviços, como tutoriais para hacking, venda de produtos roubados, armas e mais uma porção de outras coisas ilegais. Porém, tanto a loja quanto o fórum da Evolution não estão mais disponíveis, e os rumores iniciais sobre o sumiço não tratam de problemas com a lei, mas indicam que os administradores da página possam ter fugido com o dinheiro de seus clientes.

No último final de semana, os responsáveis por manter a página no ar e os seus serviços funcionando avisaram aos usuários que estavam interrompidas as retiradas de bitcoins da página, alegando problemas técnicos para tal medida. Sem mais nem menos, no início da noite de ontem o site e o fórum sumiram.

Acusações de “ex-funcionário”

Em uma postagem no Reddit, um perfil chamado NSWGreat, que garante ter fornecido drogas para a Evolution, bem com ter atuado como uma espécie de relações públicas da loja por um tempo, escreveu que os administradores encerraram as atividades do site e fugiram com todo os milhões de dólares de seus clientes.

De acordo com o especialista em segurança Brian Kerbs, mais de US$ 12 milhões em bitcoins podem ter sumido junto com o site. Um consumidor da Evolution conversou com Kerbs e informou que o golpe dos dois administradores não é algo inesperado, visto que eles foram responsáveis pela criação do Tor Carding Forum, serviço especializado em fraudar cartões de créditos.

Efeitos no mercado de bitcoins

Como todo negócio em uma economia de mercado, as movimentações de seus empresários acabam influenciando todo o setor, e no mercado ilegal de drogas vendidas online não é diferente. Com o possível golpe que os administradores do Evolution deram em seus clientes, é possível que o mercado de bitcoins enfrente um período de desvalorização nas próximas 24 horas.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.