Machinima fecha parceria com Warner Bros. e receberá aporte de US$ 24 milhões

Por Redação | 20 de Fevereiro de 2015 às 11h33

Em mais uma prova de que o mercado de produção de conteúdo relacionado a games está em franca expansão, o Machinima anunciou que recebeu um novo investimento na casa dos US$ 24 milhões para continuar expandindo seus serviços e trabalhando em conteúdo original. Segundo a empresa, porém, não se trata de uma nova entrada de capital, mas sim de um aporte renovado de parceiros já existentes, tendo a Warner Bros. como principal nome. As informações são do site Venture Beat.

Com valor estimado em quase US$ 100 milhões, o Machinima vem expandindo agressivamente seus números. A nova rodada de financiamentos vem após o anúncio de que as visualizações em território americano triplicaram em 2014 em relação ao ano anterior. Atualmente, são 430 milhões de assinantes nos mais diversos canais que fazem parte da rede, além de 3,7 bilhões de views por mês nos vídeos que constituem o grupo.

O grande foco do Machinima – termo que, em inglês, significa criação de conteúdo original a partir de recursos de um jogo já pronto –, porém, são as produções originais e é justamente aí que está o grande interesse da Warner Bros. No passado, a empresa já produziu duas temporadas da websérie “Mortal Kombat Legacy” e agora se prepara para o lançamento do seriado animado “Justice League: Gods and Monsters”. Ambas são franquias que fazem parte do portfólio da companhia, que tem o site como seu principal parceiro no desenvolvimento de shows para a internet.

Além disso, o Machinima trabalha como uma network, agenciando canais de terceiros em torno de ganhos em comum. Campanhas publicitárias se aproveitam da massa de youtubers para gerar mais valor para os anunciantes, enquanto os membros da rede têm menos preocupações com políticas de direitos autorais e bloqueios de vídeo devido a acordos entre a empresa e as desenvolvedoras de jogos. No fim das contas, todos saem ganhando e, na mesma medida, crescem as visualizações e assinantes, que são o grande segredo do sucesso.

O novo aporte de dinheiro será voltado, mais especificamente, para o licenciamento de novos conteúdos, expansão da rede de parceiros e na aquisição de tecnologia para servir melhor aos anunciantes e ao público. Além disso, segundo Chad Gutstein, diretor executivo do Machinima, novos conteúdos originais serão produzidos como parte dessa parceria renovada com a Warner Bros.

Outros parceiros recentes do Machinima incluem nomes como Samsung e Vessel, que patrocinaram a produção de shows ou criaram campanhas exclusivas para a network. Esse, também, é um foco de crescimento, com o objetivo de gerar mais ganhos para todos os envolvidos.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.