MIT desenvolve algoritmo que prevê valor do Bitcoin

Por Redação | 22 de Outubro de 2014 às 13h30

O Bitcoin é uma moeda virtual de bastante sucesso e origem de muita controvérsia, principalmente no que diz respeito a sua integridade. De acordo com a última cotação, um Bitcoin vale exatos R$ 990.

E foi justamente para tentar prever a cotação da moeda que cientistas do MIT desenvolveram um algoritmo especial. Conforme relatado em um blog, o Departamento de Ciência da Computação e Inteligência Artificial programou um algoritmo de aprendizado que pode antever o valor da criptomoeda por um período de 50 dias.

O projeto teve início neste ano, quando os recém-formados Devavrat Shah e Kang Zhang recolheram mais de 200 milhões de pontos de dados sobre os preços de todos os principais estoques de Bitcoin. O objetivo foi identificar automaticamente os padrões nos dados, o que é necessário para fazer previsões.

A cada dois segundos, o algoritmo prevê um movimento de preço médio. Se o movimento for maior que um certo limite estipulado, eles compram Bitcoin - caso contrário, guardam seu dinheiro. Graças ao algoritmo, Shah e Zhang conseguiram um retorno de 89% sobre o investimento e estão trabalhando para ampliar a escala de coleta de dados e aperfeiçoar a eficácia do algoritmo.

Até o momento, não há apresentações públicas sobre o projeto, embora os resultados já tenham sido mostrados na Conferência de Allerton este ano. Se o algoritmo realmente funcionar, em breve teremos dois novos milionários nascidos de Bitcoin.

Fonte: http://wwwhatsnew.com/2014/10/21/mit-desarrolla-algoritmo-para-predecir-el-valor-del-bitcoin/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.