MIT desenvolve algoritmo que prevê valor do Bitcoin

Por Redação | 22 de Outubro de 2014 às 13h30

O Bitcoin é uma moeda virtual de bastante sucesso e origem de muita controvérsia, principalmente no que diz respeito a sua integridade. De acordo com a última cotação, um Bitcoin vale exatos R$ 990.

E foi justamente para tentar prever a cotação da moeda que cientistas do MIT desenvolveram um algoritmo especial. Conforme relatado em um blog, o Departamento de Ciência da Computação e Inteligência Artificial programou um algoritmo de aprendizado que pode antever o valor da criptomoeda por um período de 50 dias.

O projeto teve início neste ano, quando os recém-formados Devavrat Shah e Kang Zhang recolheram mais de 200 milhões de pontos de dados sobre os preços de todos os principais estoques de Bitcoin. O objetivo foi identificar automaticamente os padrões nos dados, o que é necessário para fazer previsões.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A cada dois segundos, o algoritmo prevê um movimento de preço médio. Se o movimento for maior que um certo limite estipulado, eles compram Bitcoin - caso contrário, guardam seu dinheiro. Graças ao algoritmo, Shah e Zhang conseguiram um retorno de 89% sobre o investimento e estão trabalhando para ampliar a escala de coleta de dados e aperfeiçoar a eficácia do algoritmo.

Até o momento, não há apresentações públicas sobre o projeto, embora os resultados já tenham sido mostrados na Conferência de Allerton este ano. Se o algoritmo realmente funcionar, em breve teremos dois novos milionários nascidos de Bitcoin.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.